Venda mundial de PCs caiu 9,8% em 2013, de acordo com IDC

Por Redação | 05 de Março de 2014 às 13h01
photo_camera Divulgação

Um relatório feito pela empresa de pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC) e divulgado pelo Wall Street Journal apontou que as vendas mundiais de computadores pessoais caíram 9,8% no ano passado. A expectativa é que o declínio continue em 2014.

A queda ficou um pouco abaixo da previsão de 10%, mas isso não impediu que ela fosse a maior desde que a IDC começou a acompanhar os dados do mercado de PCs. No total, as vendas de computadores caíram para 315,1 milhões de unidades em 2013.

A concorrência com outros dispositivos e as crescentes pressões econômicas presentes nos mercados emergentes foram fatores importantes para essa queda, já que esses mercados costumavam "impulsionar o crescimento global" da venda de PCs, de acordo com o vice-presidente da IDC, Loren Loverde.

Apesar de a empresa acreditar que os mercados emergentes vão se recuperar em médio prazo, ela também espera que eles deixem de conduzir volumes crescentes de vendas e passem a ser consumidores mais lineares. Em um panorama geral, a IDC espera que as vendas globais de PCs declinem 6,1% em 2014, chegando a cerca de 295,9 milhões de unidades. Já em 2018, esse número deve cair para 291,7 milhões.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.