Venda global de celulares recuou 1,7% em 2012

Por Redação | 13.02.2013 às 17:27

Depois de três anos em alta, a venda de celulares para usuários finais caiu 1,7% em relação ao ano anterior, totalizando 1,75 bilhão de unidades vendidas em 2012. Segundo os dados divulgados pelo Gartner nesta quarta-feira (13), os smartphones continuam impulsionando as vendas de celulares em geral, tanto que no quarto trimestre de 2012 apresentou um recorde de 207,7 milhões de unidades vendidas, 38,3% acima do mesmo período do ano anterior.

Para Anshul Gupta, um dos principais analistas de pesquisas do Gartner, as condições econômicas, preferências inconstantes dos consumidores e forte concorrência no mercado foram os principais fatores que influenciaram no enfraquecimento do mercado de telefonia móvel no último ano. "A última vez que o mercado de telefonia móvel mundial caiu foi em 2009", explica Anshul.

A demanda pelos celulares mais básicos, conhecidos como feature phones, também permaneceu fraca em 2012, apresentando uma queda de 19,3% em relação ao ano anterior. No total, foram vendidos 264,4 milhões de unidades de feature phones no quarto trimestre de 2012.

O Gartner estima que as vendas continuem fracas em 2013, devendo atingir a marca de 1 bilhão de unidades de smartphones vendidas em todo o mundo durante o ano. Já a venda global de telefones celulares em geral deve ficar em 1,9 bilhão de unidades.

Apple e Samsung

No quarto trimestre de 2012, a Apple e Samsung, juntas, levantaram sua quota no mercado mundial de smartphones com 52% de participação contra 46,4% no terceiro trimestre. A Samsung fechou o ano em primeiro lugar, tanto nas vendas mundiais de smartphones quanto nas vendas globais de telefones móveis em geral.

"O sucesso da Apple e da Samsung está baseado na força de suas marcas, tanto quanto seus produtos. Seus concorrentes diretos, incluindo aqueles com produtos comparáveis, lutam para conseguir a mesma valorização da marca entre os consumidores", explica Anshul Gupta.

No quarto trimestre de 2012, as vendas globais de smartphones da Samsung continuaram a acelerar, totalizando 64,5 milhões de unidades - um aumento de 85,3% em relação ao quarto trimestre de 2011. Em 2012, a Samsung totalizou 384,6 milhões de vendas de celulares, dos quais 53,5% (contra 28 % em 2011) foram smartphones.

Já as vendas da Apple atingiram 43,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2012. Durante todo o ano, a Apple vendeu 130 milhões de smartphones em todo o mundo. A demanda por iPhones no quarto trimestre manteve-se forte, principalmente pelos modelos mais baratos (iPhone 4 e 4S). A chegada do iPad Mini também criou um dilema para alguns usuários no momento de decidir se migram de um iPhone 4 ou 4S para um iPhone 5, ou compram o novo tablet.

Venda de celulares no quarto trimestre de 2012

Vendas globais de celulares para usuários finais por empresa no quarto trimestre de 2012 (milhares de unidades)