Venda de tablets deve superar a de PCs ainda em 2013, diz analista

Por Redação | 07 de Maio de 2013 às 16h36
photo_camera Zoom Digital

Para Sameer Singh, analista-chefe da incubadora tecnológica BitChemy Ventures, as vendas de PCs devem cair para cerca de 70 milhões no quarto trimestre de 2013, enquanto os embarques de tablets devem subir para 80 milhões no período. Se isso realmente acontecer, será o primeiro trimestre em que os embarques de tablets ultrapassam os de computadores.

De acordo com as informações divulgadas pelo Tech-Thoughts, em um segundo possível cenário, essa situação pode ocorrer ainda mais cedo. As remessas de PCs podem cair para cerca de 65 milhões ainda no terceiro trimestre, enquanto as vendas de tablets ultrapassam a marca de 75 milhões no período. De qualquer forma, a notícia não é boa para o mercado de PCs.

Singh era um dos analistas que não acreditava que os tablets ultrapassariam a marca dos PCs antes do primeiro trimestre de 2014. Porém, a velocidade com que os novos gadgets cresceram nas curvas do último trimestre foi superior ao que ele imaginava. Agora, ele tem certeza que a ultrapassagem deve acontecer ainda este ano.

"Estas estimativas de embarque podem ter sido afetadas pelo ritmo da penetração de tablets de baixo custo em mercados emergentes e por alguma mudança em relação ao Windows 8. No entanto, dadas as escalas das figuras, eu posso dizer com confiança que os embarques trimestrais de tablets devem superar os de PCs até o final de 2013", explica o analista.

Previsões para o mercado de tablets 2013

Um levantamento recente feito pela IDC mostrou que no primeiro trimestre de 2013 foram distribuídos 49,2 milhões de tablets no mundo inteiro, o que representou um aumento de 142,4% em relação ao mesmo período de 2012.

Ao todo, 56,5% dos tablets comercializados no período são Android, enquanto apenas 39,6% são da Apple. Os tablets que rodam o Windows RT ou Windows 8 correspondem a 3,7% de todos os tablets distribuídos no mundo atualmente.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!