Venda de celulares cai no primeiro semestre de 2012

Por Redação | 14 de Setembro de 2012 às 16h11

Segundo estudo divulgado ontem (13) pela IDC Brasil, 27,3 milhões de unidades de aparelhos celulares foram vendidos no primeiro semestre no Brasil.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a empresa de consultoria verificou que, de maneira geral, o mercado brasileiro sofreu uma queda de 16%. Mas o que chama a atenção é a alta de 77% na venda de smartphones.

Enquanto brasileiros compram cada dia mais smartphones, as vendas de feature phones - aparelhos mais simples que permitem acesso limitado à internet e sistemas de mensagens instantâneas - sofreu uma queda de 29%.

No total, foram vendidos 6,8 milhões de smartphones nos seis primeiros meses, contra 20,5 milhões de feature phones.

"A tendência é que os smartphones ganhem cada vez mais espaço no mercado. De modo geral os fabricantes têm aumentado o portfólio de modelos focando mais esse tipo de dispositivo. Com o crescimento do mercado de smartphones, há uma queda de preços e diferentes tipos de usuários têm a possibilidade de adquirir um telefone inteligente", diz Bruno Freitas, analista de mercado da IDC Brasil.

A empresa acredita que até o final de 2012 o mercado de celulares venda 62 milhões de unidades, o que representa 8% a menos do que no ano passado. Ainda de acordo com as previsões da IDC, até 2015 os smartphones devem representar 57% do mercado total de celulares no Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.