Veja como devem ser os óculos de realidade virtual da Samsung

Por Redação | 13 de Agosto de 2014 às 10h15
photo_camera Divulgação

Não são de hoje os rumores de que a Samsung trabalha em um óculos de realidade virtual para competir com o Oculus Rift, do Facebook, e o Project Morpheus, da Sony. Enquanto a empresa não confirma oficialmente o gadget, sites especializados continuam divulgando possíveis informações sobre o acessório. E de acordo com o The Verge, que afirma ter tido acesso ao aparelho, ele será exatamente como você vê na foto abaixo.

Sob o codinome de "Project Moonlight", o headset de realidade virtual da Samsung bebe da mesma fonte do Cardboard, os óculos de papelão do Google apresentados em junho deste ano. Isso significa que o dispositivo precisará de um smartphone da companhia para poder funcionar - na imagem ele aparece ao lado de um Galaxy S5, mas tudo indica que outros celulares da sul-coreana com displays relativamente maiores que a média tradicional terão suporte à tecnologia.

Outro detalhe exibido na foto é que o acessório pode vir com ajuste automático de foco e será capaz de se conectar ao smartphone através de uma conexão microUSB. Além disso, o headset aparece ao lado do GamePad da Samsung, controle que transforma seu celular em um console portátil. Ele seria compatível com os óculos, mas não se sabe se ele será um produto incluso no pacote ou vendido separadamente. Há ainda uma tampa que deve ser usada para segurar o telefone na parte frontal.

Samsung Gear VR

Estes devem ser os óculos de realidade virtual da Samsung. (Foto: Divulgação/The Verge)

No começo de julho, o pessoal do SamMobile divulgou uma imagem conceitual dos óculos da Samsung. Ele não se parece com esta versão publicada pelo The Verge, mas ambos os sites alegam que a fabricante da linha Galaxy está trabalhando junto com a Oculus VR, desenvolvedora do Oculus Rift, para entregar um produto viável comercialmente - a Samsung ficaria encarregada do hardware, enquanto a equipe da Oculus VR com o software. Aliás, a versão mais recente do Rift usa o mesmo display que equipa o Galaxy Note 3.

Vale lembrar que essa "parceria" entre Samsung e Oculus VR não deve interferir no Rift, previsto para ser lançado ao consumidor apenas no final do ano que vem. Já o Project Morpheus, da Sony, não tem data de lançamento, mas se sabe que ele chegará para o PlayStation 4. Desenvolvedores que já testaram os dois dispositivos alegam que o Morpheus, por enquanto, é o acessório de realidade virtual mais preciso do momento. O preço dos três aparelhos também ainda é um mistério.

O headset da Samsung deve chegar ao mercado ainda este ano e se chamar Gear VR. Para conseguir o efeito de realidade virtual, os óculos não devem utilizar sensores, mas sim um conjunto de componentes que fazem uso do acelerômetro, giroscópio e poder de processamento do próprio celular para detectar os movimentos da cabeça de quem está usando o gadget. Segundo o SamMobile, o custo de fabricação do acessório será bem menor que outros concorrentes.

A expectativa é que o suposto Gear VR seja oficialmente anunciado na IFA 2014, feira de tecnologia que acontece entre os dias 5 e 10 de setembro em Berlim, na Alemanha. Na mesma conferência, a companhia deve revelar o Galaxy Note 4. O Canaltech estará no evento e trará em primeira mão as novidades da Samsung. Por isso, fique de olho aqui no site para saber tudo sobre todos os anúncios.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.