Vazam planos do MySpace para voltar ao topo como um concorrente do Spotify
Por Joyce Macedo | 19 de Novembro de 2012 às 19h50
Documentos divulgados pela BusinessInsider mostram que a empresa que comprou o MySpace no ano passado está tentando arrecadar US$ 50 milhões para tornar a rede social de música um concorrente direto e temido pelo Spotify, o famoso serviço de compartilhamentos musical.
Para entender melhor o motivo desses planos é preciso conhecer um pouco da história por trás do serviço. No ano passado a News Corp vendeu o MySpace para uma empresa chamada Specific Media por apenas US$ 35 milhões, US$ 545 milhões a menos do que pagou na aquisição, seis anos antes da transação.
A Specific Media, uma empresa privada, mudou seu nome para Interactive Media Holdings e passou a receber financiamento de investidores, entre eles nomes bem conhecidos, como o novo garoto propaganda do MySpace, Justin Timberlake. Foi quando a reformulação completa do site engrenou de vez.
As coisas não andavam muito boas, comercialmente falando, para o pessoal da Interactive Media. Em 2011 o MySpace gerou apenas US$ 9 milhões de receita, e US$ 15 milhões em 2012. Os gastos não acompanham esse ritmo de faturamento: só esse ano a empresa já perdeu cerca de US$ 40 milhões.
Agora, para tornar o MySpace uma fonte de renda muito mais proveitosa, a Interactive Media diz que precisa de US$ 50 milhões em financiamento. Os documentos obtidos pelo Business Insider mostram que US$ 10 milhões serão destinados para a comercialização do site, US$ 15 a US$ 25 milhões vão para acordos de licenciamento com as gravadoras, e uma quantia semelhante a essa última é descrita como "capital de giro em geral".
A empresa diz ainda que pretende lançar um negócio de assinatura de músicas para dispositivos móveis no segundo trimestre de 2013. Mas é realmente bizarro pensar que apenas seis anos depois de ser vendido por US$ 580 milhões, a receita do MySpace tenha despencado para "míseros" US$ 9 milhões.
Projeções financeiras do MySpace