Vacas magras: Sony cortará mil postos de trabalho na divisão mobile

Por Redação | 28.01.2015 às 12:29

A divisão de smartphones da Sony continua a apresentar resultados abaixo das expectativas. Um relatório emitido nesta terça-feira (27) alegou que a multinacional japonesa está se preparando para realizar o corte de mil postos de trabalho no setor. As filiais da empresa na Europa e na China serão as mais afetadas pelas demissões.

Os cortes vêm logo na sequência da demissão de outros mil postos de trabalho na divisão, que ocorreu no fim do ano passado. No total, após mais este corte, o setor terá cerca de 5 mil trabalhadores. Não se sabe ainda como a Sony realizará a dispensa dos funcionários, mas o movimento deverá acontecer de forma gradativa durante todo o ano.

A fabricante de eletrônicos afirmou em outubro que pretende cortar investimentos em smartphones e direcionar recursos em áreas mais bem sucedidas como a produção do PlayStation, por exemplo. Embora os aparelhos da Sony sejam bastante populares em sua terra natal, o Japão, conquistar a atenção de consumidores de smartphones com a linha Xperia se mostrou bastante desafiador.

Com a crescente concorrência e pressão para produzir bons resultados no setor móvel em países em desenvolvimento, a Sony afirmou que planeja rever suas ambições em tais mercados. No entanto, parece que mesmo nos mercados que já estão saturados ainda há campo para explorar. Prova disso são os números recentes da Apple, que conseguiu superar seu recorde chegando ao surpreendente número de 74,5 milhões de iPhones vendidos nos últimos meses de 2014.

Como parte de sua nova estratégia, a japonesa deverá lançar um número menor de modelos de smartphones, um plano semelhante ao da rival Samsung, cujo negócio de smartphones também não atingiu as expectativas.

A Sony ainda não confirmou qualquer corte em seu quadro de funcionários, embora a expectativa seja que ela se pronuncie no dia 4 de fevereiro, data que divulgará seus resultados financeiros mais recentes.

Fonte: http://www.digitaltrends.com/mobile/sony-reportedly-cut-additional-1000-jobs-smartphone-division/