Uso de smartphones está causando lesões nos polegares das pessoas

Por Joyce Macedo | 24.10.2012 às 09:05

Você já ouviu falar de 'textingtendinitis'? E se separarmos as palavras: texting + tendinitis? Aí sim, já começamos a entender que se trata de mais um mal típico do século XXI.

Essa doença tem levado muita gente aos consultórios médicos devido a uma dor incomum nos dedos polegares. Segundo os ortopedistas, isso se caracteriza pelo uso constante e incansável de aparelhos como os smartphones.

O R7 ressalta que a lesão deriva dos movimentos repetitivos, assim como na tendinite em outras partes do corpo. Porém, no caso específico da tal 'textingtendinitis', os movimentos feitos para navegar na Internet, enviar SMS e responder e-mails no celular são os grandes vilões.

Todo tipo de tendinite gera dor na região afetada, pois trata-se de uma inflamação do tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento, e isso não é diferente no caso do seu amado smartphone.

Sempre que forçamos o polegar contra a tecla - ou tela - do aparelho, ocorre uma extensão do tendão e isso pode causar microlesões de acordo com o tempo, e é daí que decorre a inflamação.

Para evitar esse tipo de dor extremamente incômoda, lembre-se sempre de alongar os dedos e as mãos após certo período. O uso consciente dos teclados dos celulares também ajuda. Veja se é realmente necessário responder todos os e-mails por meio do celular, pois o uso do teclado do computador é sempre a melhor opção para isso.