Uso da Internet por empresas brasileiras já é quase unanimidade, aponta estudo

Por Rafael Romer | 19 de Julho de 2013 às 16h42

O uso de Internet por empresas brasileiras já é quase universal, revelou a pesquisa TIC Empresas 2012, divulgada nesta semana pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O estudo foi realizado com 6,4 mil empresas de todo o território nacional com 10 ou mais pessoas empregadas no período de novembro de 2012 a março de 2013, abrangendo onze diferentes setores de atividades econômicas.

De acordo com o levantamento, 97% das pequenas (até 49 pessoas ocupadas) empresas já possuem acesso à rede. Entre as empresas da médio porte (até 249 funcionários), o acesso à Internet já chega a 99%, e a 100% entre as de grande porte (250 funcionários ou mais).

A forma mais comum de conexão banda larga ainda é a DSL por rede telefônica, utilizada por 65% das empresas pesquisadas. Neste ano, a pesquisa notou ainda um aumento no número de companhias que utilizam conexão cabeada, que saltou de 22% em 2008 para os atuais 57%. Na pesquisa realizada no ano passado, o percentual foi de 52%.

Apesar da queda de 6% em relação ao levantamento anterior, a adoção da conexão via modem 3G permanece como uma das mais presentes em empresas (40%). O patamar é ainda mais elevado entre companhias de grande porte, com 72% utilizando esse tipo de conexão.

55% das empresas brasileiras estão presentes na web por meio de sites próprios. A porcentagem varia, entretanto, conforme o porte da empresa: 87% das grandes empresas têm presença na Internet com um website, contra 74% das médias empresas e 48% das pequenas empresas. Noventa e dois por cento destas últimas utilizam os próprios sites para apresentar informações institucionais ou oferecem recursos transacionais.

A adesão às redes sociais, por outro lado, ainda é menor, com apenas 36% das empresas engajadas com algum perfil redes sociais. Quando analisadas pelo porte, o percentual diminui para as pequenas empresas (33%) e aumenta para as médias e grandes, com 43% e 50% de participação nas redes, respectivamente.

Quando observado o tipo de atividade feita por estas companhias nas redes sociais, 78% as utilizam para publicação de notícias relacionadas a si mesmas, 74% respondem a comentários e dúvidas e 72% publicam conteúdo relacionado a sua área de atuação. Trinta e oito por cento das companhias publicam informações pelo menos uma vez por semana, enquanto 26% atualizam os canais diariamente.

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