Unity Technologies pode estar à venda

Por Redação | 10.10.2014 às 12:50

A Unity Technologies é a empresa criadora da Unity, uma plataforma de desenvolvimento intuitivo e flexível de conteúdo em duas e três dimensões. A empresa foi fundada em 2004 por uma equipe dinamarquesa e ganhou o mercado em 2008, quando a Apple inaugurou oficialmente a App Store.

Grandes empresas do mercado de desenvolvimento de jogos utilizam o motor da Unity, devido à sua praticidade e ao fato de ele ser compatível com as mais variadas plataformas, incluindo os dispositivos móveis. Um exemplo disso é a Blizzard Entertainment – um dos maiores nomes do mercado e criadora de títulos como World of Warcraft e Diablo – que utilizou a ferramenta da Unity para criar Hearthstone: Heroes of the Storm no ano passado. O jogo de cartas acabou virando um dos maiores sucessos da empresa e, segundo a equipe de desenvolvimento, isso se deve também ao fato de a Unity ter possibilitado que Hearthstone chegasse aos tablets.

Quase metade de todos os desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis utilizam a Unity.

Agora a empresa pode estar se preparando para uma possível venda. De acordo com o CNET, apresentações já foram reveladas para diversos possíveis compradores, incluindo o Google. Contatos da empresa afirmam que reuniões com mais de uma companhia interessada em fechar o negócio teriam acontecido no último mês.

Mas afinal, essa é uma boa ou uma má notícia para a Unity e para os desenvolvedores de jogos? Essa é uma questão em aberto. A venda é uma escolha arriscada para os fabricantes de ferramentas de software. Enquanto a venda pode ajudar a empresa a crescer mais rapidamente, dando-lhe acesso ao capital tão necessário para financiar o desenvolvimento ou uma equipe maior para impulsionar as vendas, a aquisição também pode prejudicar as suas perspectivas. Grandes empresas compradoras podem reduzir o financiamento de desenvolvimento – em vez de aumentá-lo – ou restringir o acesso à tecnologia, o que já vem acontecendo com outras ferramentas de desenvolvimento de jogos.

Se Unity escolher um patrocinador indiferente, os desenvolvedores de jogos podem deixar de ter acesso à alternativa prática, simples e multi-plataforma de que desfrutam hoje. Nesse caso, uma opção seria usar a Unreal Engine, desenvolvida pela Epic Games, que oferece funcionalidade semelhante à Unity. Porém, a Unreal Engine não é tão popular entre os desenvolvedores de aplicativos móveis, em parte por oferecer suporte de forma mais lenta a dispositivos da Apple do que o oferecido pela Unity.

A venda da Unity ainda não é certa. Alguns contatos afirmam que a empresa pode tanto estar procurando um potencial negócio quanto apenas respondendo a interesses de seus parceiros e outras empresas. Também não está claro qual seria o valor da Unity. Um artigo recente do VentureBeat atrela à empresa um preço inicial de vendas de até 2 bilhões de dólares.

A respeito dos rumores da venda, a Unity não quis comentar.