União Europeia iniciará processo bilionário contra monopólio do Google

Por Redação | 02 de Abril de 2015 às 11h11

A Direção Geral de Concorrência da União Europeia (DGComp) está tentando investigar o Google por práticas antitruste desde 2010 pela sua alegada posição dominante no mercado de pesquisas online. Novamente, após cerca de 5 anos após a primeira tentativa, a União Europeia deverá apresentar uma nova acusação contra a gigante.

De acordo com informações obtidas nesta quarta-feira (01), o processo pode resultar em uma multa correspondente a 10% das receitas anuais da gigante de buscas. Seguindo as contas de 2014, a multa poderá ultrapassar os 5 bilhões de euros.

A Comissão Europeia está em contato com empresas que se sentiram lesadas pelo domínio supostamente desleal do Google no mercado de pesquisas online e pediram para tornar públicos os dados sobre o tema. De acordo com alguns especialistas em direito antitruste, estes pedidos reforçam as chances de que novas acusações serão apresentadas contra o Google.

Além disso, ao que tudo indica, a União Europeia está realizando os últimos preparativos e levantando os últimos documentos para a apresentação formal das acusações já nas próximas semanas.

Ainda que o processo possa terminar em um acordo entre a empresa e as autoridades europeias, o Google pode enfrentar acusações adicionais com relação a sua posição dominante no mercado de buscas. A companhia, no entanto, poderá recorrer de uma eventual punição.

Caso o a gigante seja multada, o valor deverá superar ao aplicado contra a Microsoft em 2008, quando a empresa de Redmond precisou pagar US$ 1,35 bilhão por não cumprir exigências definidas em 2004 para a interoperabilidade de seus produtos.

Fonte: Wall Street Journal

Fonte: http://gizmodo.com/the-eu-is-planning-antitrust-charges-against-google-1695199715

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.