Uma em cada quatro patentes registradas nos EUA está ligada à telefonia móvel

Por Redação | 04 de Abril de 2015 às 14h30

A lista de concessão de patentes para dispositivos móveis em 2014 está cheia de nomes conhecidos, e algumas surpresas apareceram, como a IBM ultrapassando a Samsung e a Qualcomm atingindo um inédito 3º lugar. Quase no final da lista aparece a BlackBerry, que tem se tornado irrelevante nessa indústria.

O número de patentes concedidas ao mercado de smartphones e celulares dos Estados Unidos é provavelmente o que mais impressiona: uma em cada quatro está ligada ao universo dos dispositivos móveis. Fica mais fácil analisar o crescimento do ramo se compararmos com a lista de cessão de patentes de 2005, quando somente uma em cada dez era relacionada à telefonia.

No caminho oposto aos EUA, as patentes europeias concedidas ao mercado de dispositivos mobile têm caído, fato esse relacionado ao desaparecimento de empresas do Velho Continente, como Nokia e Philips. Neste ano, somente 10% das patentes da Europa tiveram a ver com mobilidade, 4% a menos que no ano passado.

A China, por sua vez, já atingiu a 3ª posição no ranking de patentes por país, atrás apenas de EUA e Japão. Os maiores responsáveis são as marcas ZTE e Huawei, mas outras companhias, como MediaTek e Xiaomi, também contribuíram para a ascensão chinesa.

Veja abaixo um gráfico mostrando a evolução do número de patentes nos EUA e na Europa nos últimos 25 anos:

samsung

Fonte: Recode

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.