Ultrassecreto: vazam novos detalhes do projeto de carro elétrico da Apple

Por Redação | 16.03.2015 às 09:54

Há algum tempo rumores acerca de um suposto projeto ultrassecreto de carro elétrico da Apple circula pela internet. Agora, o Apple Insider divulgou um extenso relatório com toneladas de novos detalhes sobre o projeto, intitulado "Titan", que o site alega ter conseguido com fontes familiarizadas com o assunto.

Veja os principais pontos desse relatório:

  • O carro elétrico da Apple tem o codinome "SG5";
  • Já está em uma fase muito além de apenas conceito;
  • A Apple tem escritórios na cidade de Sunnyvale (Califórnia), mas acredita-se que a empresa está trabalhando em seu carro elétrico em um prédio secreto que, supostamente, pertence a uma empresa de pesquisa de mercado chamada SixtyEight. Essa poderia ser uma empresa falsa que a Apple está usando como fachada para o seu projeto, mas nada disso foi confirmado;
  • Muitos dos profissionais relacionados ao mercado de automóveis contratados pela Apple, incluindo alguns engenheiros da Tesla, estão trabalhando fora do campus de Sunnyvale;
  • Esses funcionários foram orientados a virar seus crachás ao entrar no edifício da empresa de fachada para evitar suspeitas.

Ao longo das últimas semanas, vários relatórios têm sugerido que a Apple está realmente construindo o seu próprio carro. Bryan Chaffin, do Mac Observer, informou em fevereiro que uma de suas fontes disse ter 80% de certeza que a Apple está trabalhando em um carro. Acionistas da Apple disseram recentemente ao CEO Tim Cook que eles gostariam de ver a empesa comprar a Tesla.

Para tornar o projeto realidade, há quem diga que a Maçã já montou uma equipe de 200 pessoas para trabalhar na criação do carro elétrico, entre especialistas das áreas de baterias e robótica. Entre eles estão Pete Augenbergs e John Ireland, ex-funcionários da Tesla; David Perner, ex-engenheiro da Ford; e o brasileiro Fernando Cunha, que já trabalhou na General Motors; entre outros.

Rumores também apontam que a empresa está reunindo consultorias sobre peças e métodos de produção e não se mostra interessada na tecnologia de motores de combustão ou métodos convencionais.

Até o momento, a Apple ainda não confirmou ou negou quaisquer planos relacionados a entrar no mercado de automóveis elétricos.