USP lança cinco novos canais em sua TV online

Por Redação | 26 de Setembro de 2012 às 18h20

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou o lançamento de cinco canais online em seu sistema de televisão, a IPTV USP. Os novos canais irão abordar os seguintes assuntos: Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia, e também terá um especialmente dedicado à TV USP.

A Internet Protocol Television (IPTV) da USP já funcionava desde 2007, porém apenas em caráter experimental. O serviço permite fazer transmissões ao vivo através de vários auditórios da universidade, acessar a biblioteca de vídeo, que conta hoje com mais de 9 mil elementos audiovisuais, e assistir aos canais temáticos que apresentam uma grade de programação com os conteúdos específicos citados anteriormente.

O mais interessante é que a grande maioria dos vídeos é gratuita, irrestrita e estará disponível para download, exceto, por exemplo, um vídeo que mostre uma cirurgia em que a identidade do paciente deve ser preservada.

O novo sistema de televisão online suporta até 100 mil acessos simultâneos e todos os canais terão programação 24 horas por dia, sendo que novos conteúdos serão gerados a cada 6 ou 8 horas.

O professor Gil da Costa Marques, coordenador do projeto, disse ao site Inovação Tecnológica que videoaulas gravadas com professores da universidade também serão disponibilizadas na plataforma. "As disciplinas devem ser interessantes para o público geral e não tão difíceis de entender, para que o conteúdo não fique restrito aos acadêmicos. Temas como astronomia, artes e saúde, são temas de interesse de todos e que podem ser facilmente compreendidos", explica o professor.

IPTV USP
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.