Tutorial: Como pedir reembolso de aplicativos no iOS

Por Redação

Apesar de já ser tão comum como qualquer aquisição material no nosso cotidiano, a compra virtual de apps ainda sofre com uma série de problemas que precisam ser melhor contornados, talvez pela sua recente existência. O reembolso de um produto é uma delas.

Principalmente no iOS, com sua oferta gigantesca de aplicativos da AppStore, a compra de um app pode nem sempre ser exatamente aquilo que o usuário esperava. Ou até nas compras internas de aplicativos, cada vez mais comuns em games para smartphones e tablets, o problema pode ser ainda maior no caso de um click inadvertido.

Mas o grande número de casos do tipo já levou a Apple a tomar algumas atitudes para tentar mitigar o problema, e os usuários de dispositivos da empresa já contam com formas rápidas de pedir reebolso de apps. Isso não significa que você terá seu dinheiro de volta em 100% dos pedidos, é claro, mas vale a pena tentar caso um produto realmente não tenha atendido às suas expectativas, não funcione ou tenha sido uma compra por engano. Confira nosso guia abaixo.

Xih, comprei o app errado

Vamos lá.

Reembolso iTunes

Para pedir o reebolso de um app é necessário utilizar a plataforma iTunes instalada em um PC ou Mac, mesmo que a compra tenha sido feita através de um iPhone ou iPad. Abra o programa e faça login com o ID Apple no qual o reembolso será pedido. Em seguida, clique na aba com o e-mail e selecione a opção "Conta"

Reembolso iTunes

Neste menu, você poderá ver o resumo com as informações da conta. Na opção "Histórico de Compras", clique em "Ver tudo".

Reembolso iTunes

No histórico, estarão listadas todas as compras que você já fez com essa conta da Apple, o que pode incluir, além de apps, transações dentro de aplicativos e de outros itens do iTunes. Na nossa lista, está o item que compramos propositalmente por engano para o guia, o jogo Cut The Rope 2, por US$ 2,99.

Clicando aqui na opção "Relatar um Problema", você poderá selecionar qualquer um dos itens listados para indicar que houve alguma coisa errada com ele.

Reembolso iTunes

Ao selecionar o app desejado, você irá direto para a página de suporte da Apple em seu navegador, onde deverá detalhar qual o problema ocorrido. As opções disponíveis vão desde "não autorizei essa compra", que pode ser usada caso outra pessoa tenha comprado o item na sua conta, até "o item é aberto, mas não funciona como esperado", ideal para aqueles apps que prometem uma coisa, mas não entregam nada disso.

Reembolso iTunes

Agora basta selecionar a opção que se encaixa no seu caso e caprichar na justificativa. Cada caso passará por uma análise da Apple antes do reembolso ser confirmado, por isso vale a pena esclarecer exatamente o que aconteceu e porque aquela compra não te deixou feliz. A argumentação é essencial.

Reembolso iTunes

Pronto! Seu pedido deverá se confirmar (ou não) e o reembolso será feito dentro de cinco a sete dias úteis.

Tirem as crianças da AppStore!

Casos de crianças estourando o limite do cartão de crédito dos pais através de compras em apps já ficaram famosos na internet, mas hoje os dispositivos iOS já possuem maneiras de bloqueá-las. A mais simples é ativar restrições de uso do iPad ou iPhone através de uma senha, que deverá ser digitada sempre que alguém for acessar determinado conteúdo.

Reembolso iTunes

Para isso, entre em "Ajustes" e, em seguida, no menu "Geral". Acesse o menu de "Restrições" e ative-as, escolhendo uma senha numérica de quatro dígitos.

Reembolso iTunes

Aí é só escolher quais ações pedirão a senha para serem completadas, que podem incluir instalação de novos apps, compras dentro de apps e até o acesso ao Safari ou ao iTunes. Pronto!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.