Trolls de patentes perderão a sua maior arma: proibição de vendas serão raras

Por Pedro Cipoli | 11 de Janeiro de 2013 às 07h10
Patent Troll

A novela mexicana entre Apple e Samsung talvez seja o maior exemplo de um fenômeno moderno: a trollagem de patentes. Basta ter algum componente com algum indício raso de semelhança com algum outro aparelho para empresas travarem guerras mitológicas nos tribunais. Porém, uma novidade do Departamento de Justiça e do US Patent and Trademark Office promete acabar de uma vez por todas com esses episódios.

Segundo notícia publicada no Fudzilla, o banimento das vendas de produtos passará a ser extremamente raro, o que é uma má notícia para empresas que abrem processos do tipo para coseguir uma porcentagem maior do mercado. A partir de agora, as punições serão somente monetárias, já que o modo como as coisas são feitas atualmente foi julgado como altamente inapropriado e nocivo para o consumidor.

Não se sabe se essa resolução impactará na atual "guerra termonuclear" entre Apple e Samsung, já que os seus processos começaram antes da resolução, mas se forem abarcadas, ambas as empresas perderão a sua principal arma contra a concorrência.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.