Trabalhadores ganham direito de não atender telefonemas fora do expediente

Por Redação | 30 de Maio de 2014 às 11h24

Funcionários de muitas empresas da Europa estão desligando os celulares e deixando de acessar seus e-mails fora do horário do trabalho. A iniciativa vem ganhando força principalmente em empresas da França e da Alemanha e faz parte de um concesso para que os funcionários possam "se desligar" das obrigações nos horários livres, tornando-se, assim, menos estressados. As informações são da AFP.

De acordo com estudos realizados pelo Escritório para a Segurança e a Saúde no Trabalho da Alemanha, os trabalhadores estão faltando 40% mais devido a problemas de saúde e transtornos psicológicos causados principalmente por pressões no trabalho.

Desde 2011 a Volkswagen envia menos e-mails para os celulares de trabalho. Os empregados da empresa só têm permissão para enviar e-mails até as 18h15, retornando o serviço apenas as 7h do dia seguinte. Já a BMW permite que mais de 30 mil funcionários trabalhem fora das dependências da empresa. Se algum deles precisar, por exemplo, responder e-mails de trabalho no fim de semana, pode contabilizar o tempo dispendido como hora extra.

A também alemã Daimler, fabricante que pertence à Mercedes-Benz, há alguns meses utiliza um assistente que apaga os e-mails enviados no horário de descanso dos funcionários, se assim eles desejarem. O emissor recebe uma notificação de que aquele destinatário não está disponível no momento e mostra para quais endereços a mensagem pode ser enviada.

Na França, um acordo garante o "direto de se desconectar" a executivos de empresas digitais que trabalham com horários flexíveis. A decisão foi alvo de critícas por parte de alguns países que consideram o vício em trabalho uma virtude.

A normas que respeitam o direito ao repouso foram elogiadas pelos sindicatos, porém eles não acreditam que as medidas tomadas pelas empresas sejam suficientes e querem rediscutir a legislação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.