Totvs anuncia ampliação de sua área de consultoria para PMEs

Por Rafael Romer | 16 de Abril de 2014 às 09h45

A empresa de soluções de software de gestão Totvs anunciou nesta terça-feira (15), durante a realização do evento Universo Totvs, que expandirá a operação de seu braço de consultoria, a Totvs Consulting, para também atender pequenas e médias empresas (PMEs).

A empresa, que já tem a maior parte dos seus negócios no Brasil focados no setor de PMEs, deve passar a prestar serviços e ofertar soluções para auxiliar essas empresas a crescerem de forma sustentável através do uso de boas práticas de mercado. Criada em 2007, a área de consultoria disponibilizará, pela primeira vez, soluções e programas de implementação rápida e simplificada, com condições otimizadas para a operação de PMEs.

De acordo com o presidente da empresa, Laércio Cosentino, a nova área é resultado de um processo de simplificação das soluções da Totvs, que começou há quatro anos e tem como objetivo tornar o portifólio de ERPs e serviços da empresa mais palpável para novos perfis de pessoas, empreendedores e empresas. "Você tem um grupo de pessoas que pensam diferente, mas tem sistemas de computação que nasceram simples e aos poucos foram se complicando", afirmou. "Hoje você tem sistemas legados grandes e difíceis de serem implementados. E por outro lado, um grupo de pessoas que querem baixar uma aplicação que, se tiver sentido, permanece, se não, joga fora. São mundos diferentes", afirmou.

Parte desse esforço também resultou na divisão dos negócios da empresa em dez diferentes verticais de mercado, que gerou experiência de negócio dentro da empresa suficiente para ofertar novos serviços. "Nós aprendemos a conviver com vários segmentos, desenvolvemos essa inteligência, e, com isso, nasceram algumas ofertas", explicou o executivo.

Entre as novas ofertas está o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que reunirá, em uma só estrutura, atividades administrativas e operacionais de todas essas verticais da empresa, com o objetivo de otimizar a produtividade e reduzir custos das PMEs. A empresa também ofertará o Business Process Management (BPM), que visa estruturar ou redesenhar processos das empresas para garantir flexibilidade e rapidez nas operações.

Como parte do programa, a Totvs ainda implementará uma série de diagnósticos que terão como objetivo identificar diferentes níveis de estrutura dentro da empresa analisada. Entre eles está o Diagnóstico de Maturidade de Gestão, que analisará os meios de gestão de resultados, processos, pessoas, tecnologias e melhores práticas, com o objetivo de direcionar os esforços da organização de maneira mais eficiente.

Da mesma forma, a empresa também terá programas de diagnóstico fiscal, focado na redução de risco e melhoria de transparência junto ao Fisco, e diagnóstico eSocial, que visa preparar a empresa para o projeto eSocial do Governo Federal, que terá como objetivo unificar informações trabalhistas.

Atualmente, a Totvs Consulting tem cerca de 40 projetos ativos e já atendeu mais de 250 organizações. O braço da empresa conta com 400 consultores ditribuídos em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Recife e Buenos Aires, na Argentina. Desde sua criação, a área de consultoria da empresa cresceu 34%.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.