Tim Cook revela que quis doar parte do fígado para Steve Jobs e ele recusou

Por Redação | 13 de Março de 2015 às 10h18

Brent Schlender e Rick Tetzeli estão trabalhando em um livro que promete trazer várias revelações sobre a vida de Steve Jobs, incluindo algumas situações íntimas dos últimos anos de vida do cofundador da Apple. Em parte do livro "Becoming Steve Jobs: The Revolution of a Reckless Upstart Into A Visionary Leader", os dois revelam que o atual CEO da Apple, Tim Cook, se ofereceu para doar parte do seu fígado para Jobs quando ele estava precisando de um doador.

De acordo com o site Cult Of Mac, que teve acesso antecipado a alguns trechos do livro, Cook descobriu que era possível transplantar parte do seu fígado para Steve Jobs, visto que ambos possuíam o mesmo tipo raro de sangue. Além disso, por tratar-se de um órgão regenerativo, o fígado poderia se recompor normalmente no corpo de Cook, assim como poderia crescer adequadamente no organismo de Jobs. Cerca de 6.000 transplantes de doadores vivos são realizados todos os anos nos Estados Unidos e a taxa de sucesso é alta.

No entanto, segundo o livro, Jobs recusou de imediato a oferta. "Eu nunca vou deixar você fazer isso. Eu nunca vou fazer isso", havia declarado o fundador da Apple a Cook.

Em outro trecho, Cook afirma que Steve Jobs não era uma pessoa egoísta. "Eu quero dizer, aqui está um cara, ele está morrendo, ele está muito perto da morte por causa de um problema no fígado e aqui está alguém saudável oferecendo uma saída. Eu disse, 'Steve, estou perfeitamente saudável, eu tenho o check-out. Aqui está o relatório médico. Eu posso fazer isso e eu não estou me colocando em risco, eu vou ficar bem'. E ele não pensou nisso. Não era um 'Você tem certeza que quer fazer isso?'. Não era um 'Eu vou pensar sobre isso'. Não foi um 'Oh, a condição em que estou...' Foi, 'Não, eu não vou fazer isso'. Ele meio que apareceu na cama e disse isso. E isso foi durante um tempo em que as coisas estavam simplesmente terríveis. Steve apenas gritou comigo quatro ou cinco vezes durante os 13 anos que eu conhecia ele, e esta foi uma delas".

Segundo a biografia de Steve Jobs, publicada em 2011 e escrita por Walter Isaacson, o fundador da Apple viajou para Memphis para receber um transplante de fígado. A operação conseguiu estender a sua vida por mais dois anos e meio.

O livro de Brent Schlender e Rick Tetzeli sobre a vida de Steve Jobs será lançado no dia 24 de março.

Fonte: http://www.businessinsider.com/apple-ceo-tim-cook-offered-his-liver-to-steve-jobs-2015-3

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.