Tim Cook envia comunicado para funcionários sobre as mudanças na Apple

Por Redação | 30 de Outubro de 2012 às 13h26

O atual CEO da Apple, Tim Cook, enviou um e-mail nesta terça-feira (30) a seus funcionários, comunicando oficialmente as modificações que serão instauradas a partir de agora na empresa, principalmente devido à saída de Scott Forstall da gerência da divisão de mapas.

Cook agradeceu a contribuição de Forstall para a empresa e elogiou Craig Federeigh, responsável pelo bom lançamento do OS X Moutain Lion no começo deste ano. Além disso, o executivo anunciou que Bob Mansfield irá assumir a chefia do departamento de 'Tecnologia' da Apple por dois anos e Dan Riccio será o atual responsável pela vice-presidência sênior de Engenharia de Hardware.

Confira abaixo, em tradução livre, o comunicado de Tim Cook:

"Equipe,

Estamos em um dos períodos mais prolíficos de inovação e de novos produtos na história da Apple. Os produtos incríveis que apresentamos em setembro e outubro - iPhone 5, iOS 6, iPad mini, iPad, iMac, Macbook Pro, iPod touch, iPod nano e muitos de nossos aplicativos - só poderiam ter sido criados pela Apple e são o resultado direto do nosso foco em integrar nossos tradicionais softwares, hardwares e serviços.

Hoje, estou anunciando mudanças que irão incentivar ainda mais a colaboração interna entre nossas excelentes equipes de software, hardware e serviços em todos os níveis na companhia. Como parte dessas mudanças, Jony Ive, Bob Mansfield, Eddy Cue e Craig Federeigh assumirão mais responsabilidades. Também estou anunciando que Scott Forstall está deixando a Apple no próximo ano e atuará como um conselheiro para mim durante o período. Quero agradecer a Scott por todas as suas muitas contribuições à Apple ao longo de sua carreira.

Jony Ive será responsável pela liderança e direção de todas as interfaces humanas (IH) da empresa, além de seu papel de longa data como diretor de design industrial. Jony tem uma estética de design incrível e tem sido a principal força por trás da aparência dos nossos produtos por mais de uma década. O rosto de muitos de nossos produtos é o software, e a extensão das competências de Jony para esta área vai ampliar o fosso entre a Apple e nossa concorrência.

Eddy Cue assumirá a responsabilidade adicional pela Siri e Maps. Isso coloca todos os nossos serviços online em um grupo. Eddy, com sua organização, tem supervisionado grandes sucessos como a iTunes Store, App Store, iBoookstore e iCloud. Ele tem um excelente histórico de construção e fortalecimento de nossos serviços online para atender e superar as expectativas de nossos clientes.

Craig Federeigh irá tocar tanto o iOS como o OS X. Temos os mais avançados sistemas operacionais móveis e desktops do planeta, e reunir as equipes de sistemas operacionais tornará ainda mais fácil a entrega de melhores tecnologias e inovação em experiência do usuário em ambas as plataformas. Recentemente, Craig foi o responsável pelo lançamento bem-sucedido do Mountain Lion.

Bob Masfield assumirá um novo grupo, Tecnologias, que combina todas as nossas equipes sem fio de toda a empresa em uma única organização, o que nos permite inovar nesta área a um nível ainda mais elevado. Esta organização também irá incluir todas as nossas equipes de semicondutores, que possuem alguns planos bem ambiciosos. Como parte disso, eu estou muito feliz de dizer que Bob irá permanecer na Apple por mais dois anos. Bob foi o responsável por alguns de nossos projetos de engenharia mais difíceis nos últimos anos.

Além disso, John Browett está deixando a Apple. Nossa busca por um novo chefe de varejo já está em andamento. Enquanto isso, a equipe de varejo responderá diretamente a mim. O varejo tem uma rede incrivelmente forte de líderes em lojas e em níveis regionais, e eles continuarão a realizar o incrível trabalho que têm feito na última década para revolucionar o varejo com serviços originais, inovadores e com foco no cliente que é primordial. Essa equipe fenomenal de pessoas talentosas e dedicadas trabalham com seus corações, tornando nossos clientes satisfeitos. Eles têm nosso respeito, admiração e apoio eterno.

Por favor, junte-se a mim e felicite todos em seus novos papéis.

Eu gostaria de agradecer a todos por trabalhar tão duro para que a Apple possa continuar a fazer os melhores produtos do mundo e encantar nossos clientes. Eu continuo acreditando que a Apple tem as pessoas mais talentosas e inovadoras do planeta, e eu me sinto privilegiado e inspirado por ser capaz de trabalhar com todos vocês.

Atenciosamente,

Tim".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.