Thread: o novo padrão de rede para casas inteligentes criado por Samsung e Nest

Por Redação | 16 de Julho de 2014 às 17h15

Gigantes do mundo da tecnologia estão unindo forças para criar um novo padrão de internet a rádio voltado exclusivamente para casas inteligentes. Samsung, ARM, Nest e quatro outras companhias estão trabalhando duro para desenvolver o Thread, um novo protocolo de rede sem fio baseado em IP, construído sobre hardware de rádio já usado em dispositivos ZigBee (802.15.4). O objetivo é unir ainda mais os dispositivos de um lar conectado, como eletrodomésticos, lâmpadas e gadgets. Nasce o Thread Group.

Segundo informações do GigaOM, com o Thread, as empresas garantem a criação de uma rede mesh, que soma a possibilidade de conexão de vários gadgets (característica do Wi-Fi) com a leveza do Bluetooth. O resultado é uma rede que suporta o IPv6 e, ao mesmo tempo, pode manter mais de 250 aparelhos conectados simultaneamente dentro dos lares do futuro. Pode parecer um exagero, mas se formos pensar em cada lâmpada, cada sensor elétrico e cada tomada de uma casa inteira, vemos que o número faz bastante sentido.

Wi-Fi + Bluetooth... é tão simples assim?

A criação de um novo padrão de rede que traz características tanto do Wi-Fi quanto do Bluetooth não é tão simples quanto parece. Claro que existem desafios rondando a concepção do Thread. Dois deles, para tratar o assunto com exatidão: o primeiro é conseguir convencer os fabricantes de dispositivos a colocarem um chip 802.15.4 dentro de cada aparelho – e isso envolve um a um dos dispositivos, desde uma simples tomada a um telefone que controla tudo na casa. O segundo é ter a certeza de que o novo padrão é, de fato, um padrão.

Thread

É por isso que usar hardware de rádio torna-se uma boa alternativa para resolver o primeiro impasse. A justificativa é plausível: é bem mais fácil convencer os fabricantes a enviarem um upgrade de software para adicionar suporte ao Thread aos dispositivos ZigBee do que convencê-los a usar um novo receptor de rádio. O problema é que o ZigBee ainda não é conhecido nem usado em celulares ou tablets, por exemplo, que são os gadgets dominantes, que controlariam toda a casa inteligente. No entanto, a maioria dos hubs do mercado já conta com a tecnologia ZigBee, a exemplo das set-top boxes da Comcast.

Para tentar resolver o segundo desafio, o da criação de um padrão de verdade, o Thread Group tenta utilizar as normas do Bluetooth e do Wi-Fi para validar a nova rede. Tal como a Wi-Fi Alliance certifica todos os dispositivos Wi-Fi, o Thread Group visa oferecer um teste rigoroso similar, com certificação e tudo mais. Por ter fragmentado seu padrão, o ZigBee acabou perdendo espaço entre os fabricantes de dispositivos, que de certa forma não ficaram interoperáveis como o planejado.

De acordo com Chris Boross, da Nest Labs, o Thread Group iniciará a certificação de dispositivos em meados de 2015, o que significa que as companhias participantes vão dar suporte à nova tecnologia e inseri-la em seus produtos. Resta a nós aguardar para ver se a ideia será mesmo um sucesso.

Fonte: http://gigaom.com/2014/07/15/nest-and-samsung-launch-thread-a-wireless-mesh-standard-for-the-smart-home/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.