Testes mostram que MacBook Air 2015 suporta telas 4K a 60Hz

Por Redação | 25 de Março de 2015 às 14h00

Apesar da Apple dizer que o seu mais recente MacBook Air oficialmente terá suporte para monitores externos com resoluções de até 2.560 x 1.600, testes demonstram que o notebook pode trabalhar com um monitor externo 4K com taxa de atualização de 60Hz.

Um experimento realizado pelo site ArsTechnica com um MacBook Air 2015 e um monitor Dell P2415Q Ultra HD 4K de 24 polegadas foi um sucesso. O Air identificou corretamente que o monitor conectado ao notebook possuía tecnologia 4K e mudou a interface do usuário para o modo HiDPI. Esse modo faz com que os elementos da interface dobrem de tamanho em pixels, da mesma forma que acontece em iPhones e iPods touch com telas Retina.

Os testes subsequentes de taxa de atualização confirmaram que ele estava correndo a 60Hz e, de acordo com a publicação, os componentes da interface eram "mais do que bom o suficiente para uso em desktop". No entanto, problemas surgiram durante a execução de ações "mais intensas", como entrar em modo de tela cheia, com lag claramente visível que mostrou que o modo de exibição força o chip gráfico Intel HD 6000 próximo ao seu limite. O mesmo desempenho é visto na rolagem de tela.

Enquanto as especificações técnicas do MacBook Air não listam compatibilidade com 4K, o MacBook Air 2015 está cotado para ser compatível com a operação de 60 Hz, e não de 30Hz ou 24 Hz, conforme dito. Isso não está fora de cogitação, uma vez que a Apple muitas vezes divulga as capacidades "oficiais" de seus dispositivos com números abaixo do que eles realmente podem atingir.

Fonte: ArsTechnica

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!