Testes comprovam: Galaxy S5 tem as melhores tela e bateria entre smartphones

Por Redação | 31 de Março de 2014 às 16h25
photo_camera Divulgação

Anunciado em fevereiro durante o Mobile World Congress, na Espanha, o novo topo de linha da Samsung será lançado no dia 11 de abril em território nacional por R$ 2.599 na configuração mais básica (de 16 GB de armazenamento interno). Mas será que vale investir tanto dinheiro em um smartphone? A resposta fica a critério de cada um, mas fato é que o dispositivo já pode ser considerado um dos smartphones mais avançados do mundo.

Prova disso são dois testes divulgados recentemente pela empresa Display Mate e pelo site sul-coreano Playwares. O primeiro colocou em prova a qualidade da tela do Galaxy S5 e constatou que o visor do novo celular da Samsung é o melhor já produzido até hoje. Como informa o TechRadar, o tamanho da tela não é a única diferença que beneficia o S5 de seu antecessor, o Galaxy S4.

De acordo com a Display Mate, embora a resolução do S4 e do S5 seja a mesma (1.920 x 1.080) - com uma pequena diferença na quantidade de pixels por polegada no S5 (432 ppi) e S4 (441 ppi) - e ambos utilizem tecnologia AMOLED, os testes revelaram que a Samsung conseguiu aperfeiçoar alguns pontos estratégicos para aumentar a qualidade de imagem e resolução do novo celular.

Um desses experimentos comprovou que o Galaxy S5 possui capacidade de brilho máximo de 698 cd/m², 22% a mais do que a geração anterior e 13% maior do que o Galaxy Note 3. Isso, no entanto, não influencia na bateria do aparelho, que consegue ser até 27% mais eficiente que a do Galaxy S4. Outra característica é a capacidade mínima de brilho, de apenas 2 cd/m². Basicamente, essa especificação garante melhores resultados de fotos e reprodução de conteúdos em ambientes com pouca luz.

Além disso, o dispositivo apresenta uma calibração de tela muito mais precisa que a de outros concorrentes, principalmente embaixo d'água ou ligeiramente molhado. Comparado a aparelhos como o HTC One (M8) e o Sony Xperia Z2, ambos com um display LCD, o Galaxy S5 se mostrou até 27% mais eficiente.

Fora a tela de alta qualidade, o Galaxy S5 é, até o momento, o smartphone com a melhor bateria do mercado. Segundo o site sul-coreano Playwares, os testes com o S5 foram tão positivos que ficaram acima de todos os smartphones e aproximaram o aparelho a alguns modelos de phablets e tablets, que possuem baterias bem maiores.

No teste realizado, o Playwares colocou o brilho de todas as telas fixado em cerca de 230 nits (unidade de intensidade de luz visível) de brilho. Ao final do experimento, o Galaxy S5 aguentou mais de 7 horas seguidas com o visor ligado no modo de navegação Wi-Fi. O resultado foi ainda mais impressionante em um teste feito com o brilho ajustado para 120 nits, quando o gadget suporto mais de 10 horas ininterruptas com o display ligado.

Galaxy S5

(Foto: Reprodução/Playwares)

Os testes comprovam que a bateria de 2.800 mAh do Galaxy S5, mesmo sendo menor que a de outros concorrentes, como do Xperia Z2 e do LG G2 (cada um com 3.000 mAh), se mostrou mais resistente ao uso contínuo do dispositiv. Comparado aos aparelhos testados pelo PlayWares, o topo de linha da Samsung fica atrás apenas do Galaxy Note 2, iPad mini 2, iPad Air, Galaxy Note Pro, G Pro 2, Galaxy Tap Pro e Nexus 7 de segunda geração.

Outras funções nada modestas do Galaxy S5 incluem um processador quad-core de 2,5 GHz, 2 GB de memória RAM, resistência a água e poeira, um sensor biométrico de impressões digitais e um leitor de batimentos cardíacos localizado na parte traseira do aparelho, logo abaixo da câmera. O dispositivo chegará ao mercado brasileiro junto com o relógio Galaxy Gear 2 e a pulseira inteligente Galaxy Fit.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.