Tesla Motors fecha primeiro trimestre com alta de 55% em relação ao ano passado

Por Redação | 03 de Abril de 2015 às 15h41
photo_camera Divulgação

A Tesla Motors, conhecida por seus automóveis movidos a energia elétrica e por ser propriedade do inventor e empresário Elon Musk, registrou neste primeiro trimestre do ano seu recorde de vendas, com mais de 10 mil carros comercializados. Um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A companhia vem fazendo um esforço para popularizar os carros elétricos e, para isso, vem oferecendo sua patente gratuitamente para empresas rivais. A estratégia é tirar as dúvidas que os consumidores ainda têm sobre a capacidade desses veículos e mostrar que, além de econômico e ecologicamente amigável, os automóveis podem até mesmo superar o desempenho dos convencionais.

Em conjunto com a popularização dos carros elétricos, a Tesla também pretende reduzir o preço dos veículos para uma faixa mais acessível, ainda que fique em valores de categoria premium. Atualmente, o Model S custa US$ 63.700 (sem taxas) nos EUA - cifra alta para a realidade do país.

Ainda que os números sejam expressivos, a Tesla aproveitou o anúncio para também criticar alguns resultados apresentados pelos concorrentes. A empresa afirma que, a partir deste relatório, deve apresentar os novos registros sempre três dias após o final de cada trimestre. "Decidimos ter essa atitude porque fontes imprecisas de informações são às vezes usadas por outros para projetar um número de entrega de veículos", afirma o comunicado da companhia.

A Tesla também disse que seus resultados no trimestre, mesmo sendo empolgantes, não devem ser considerados como um termômetro preciso dos lucros obtidos no período. "Esta é apenas uma medida do nosso desempenho financeiro e não deve ser considerado como nossos resultados financeiros exatos, que dependem de uma variedade de fatores, incluindo o custo das vendas, movimentos cambiais e mix de veículos alugados diretamente".

Fundada em 2003, a Tesla produz carros elétricos premium, incluindo o vindouro Model X, e ganhou destaque apenas em 2008, com o lançamento do Roadster. A popularidade e a confiança dos consumidores sobre os veículos elétricos têm aumentado nas últimas temporadas, assim como o suporte para esses veículos, o que tem gerado mais retorno para a companhia. Elon Musk também é conhecido por se aventurar em dois outros setores de transporte: o de trens de alta velocidade e o das viagens espaciais.

Via Venture Beat e Yahoo! News.

Fonte: http://venturebeat.com/2015/04/03/tesla-ships-record-10030-cars-in-q1-2015-up-55-year-over-year/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!