TSMC aparentemente está trabalhando no chip Apple A8, segundo jornal de Taiwan

Por Redação | 06 de Março de 2014 às 15h41

O iPhone 5S e o iPad Air mal foram lançados e já começaram os rumores a respeito da próxima geração de chips da Apple. Segundo o MacRumors, o Apple A8 já começou a ser produzido pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) em uma litografia de 20 nm, SoC que provavelmente equipará o iPhone 6 e o novo iPad, que serão lançados somente no final do ano.

Segundo o rumor, ele será um chip quad-core com uma GPU também quad-core, sendo a primeira vez que a Apple utilizaria um SoC de quatro núcleos em seus aparelhos, já que até agora são todos dual-core. Rumores acerca do Apple A6 e Apple A7 também sugeriram que estes seriam chips de quatro núcleos, o que acabou não sendo verdade (ambos são dual-core). Sabe-se, porém, que o Apple A8 será um chip de 64 bits (como o Apple A7) e suportará as instruções ARMv8.

TSMC

A próxima geração de iPhones da Apple, que provavelmente contará com duas variações (caso semelhante ao iPhone 5S e iPhone 5C), provavelmente terá uma maior autonomia de bateria, reclamação de longa data de vários usuários do aparelho, e o Apple A8 deve vir com um gerenciamento de energia mais agressivo para melhorar esse quesito, o que combinado com uma bateria de maior capacidade fará da nova geração um modelo bastante interessante.

Parece que a Samsung ficou de fora dessa vez, depois de um bom tempo produzindo chips para os iPhone e iPads (como o Apple A5 e Apple A6) com exclusividade. A princípio, tanto Samsung como TSMC iriam dividir a produção do Apple A8 para atender à demanda, mas aparentemente somente a TSMC cuidará dessa geração. Segundo a Samsung, isso não afeta o acordo feito com a Apple para a produção do Apple A9, previsto para ser lançado nos iGadgets no final de 2015.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.