TITAN X: NVIDIA anuncia a GPU mais poderosa do mercado

Por Redação | 05 de Março de 2015 às 07h42

Durante a conferência de imprensa da Epic Games na Game Developers Conference 2015, que acontece nesta semana em São Francisco (EUA), o cofundador da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, invadiu o palco e interrompeu a apresentação da empresa para mostrar aos jornalistas a GeForce GTX TITAN X, a unidade de processamento gráfico mais poderosa de todos os tempos.

De acordo com a NVIDIA, a TITAN X ostenta 8 bilhões de transistores e 12 GB de memória RAM, o que resulta em uma placa de vídeo capaz de manter uma taxa de execução acima dos 90 frames por segundo. Isso significa que a Epic Games e outras empresas do setor terão mais força para ajudar a indústria a mergulhar cada vez mais na realidade virtual.

Nvidia Titan X

Imagem: Divulgação / NVIDIA

Huang ainda brincou dizendo que a GDC deste ano está focada em realidade virtual e, por isso, precisava de uma nova GPU capaz de segurar a onda e a NVIDIA estava lá para isso, "salvar o evento".

A interrupção da apresentação da Epic Games, é claro, foi totalmente proposital e a empresa aproveitou a deixa para realizar uma demonstração técnica da Unreal Engine 4. A Epic utilizou a TITAN X para rodar em tempo real uma experiência de realidade virtual extraordinária chamada "Thief in the Shadows", criada em parceria com a Weta Digital e a Oculus. Confira como foi abaixo:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.