Supremacia Google: empresa é responsável por um quarto do tráfego da Internet

Por Redação | 22.07.2013 às 19:11

Os serviços do Google – incluindo Gmail, motor de busca, YouTube e Maps – correspondem a 25% de todo o tráfego da Internet na América do Norte. Ou seja, o tráfego gerado pelo Google é maior do que o Facebook, Netflix e Instagram juntos.

Os dados são da empresa de monitoramento de Internet "DeepField", e foram divulgados pela ComputerWorld. A evolução do gigante da web em apenas três anos é impressionante, já que em 2010 a DeepField informou que os serviços do Google eram responsáveis por cerca de 6% do tráfego da Internet na região. A análise da empresa de monitoramento inclui uma variedade de dispositivos que se conectam à Internet – computadores e dispositivos móveis em geral, bem como consoles de videogame, entre outros.

Para Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research, a supremacia do Google não é nenhuma surpresa. "O Google está fazendo bons produtos. Eu diria que o Gmail, YouTube e Maps, provavelmente, são responsáveis por grande parte do aumento", explica o analista.

Para ele, o gigante da web deve servir como inspiração para outras empresas do segmento, já que ele proporciona boas ferramentas que respondem às necessidades do usuário a longo prazo. "As pessoas sempre precisam encontrar informações e comunicar-se e, eu acho, assistir vídeos de gatos", completa Gottheil.