Steve Wozniak, ou Woz, para os íntimos

Por Ultradownloads | 20 de Março de 2012 às 12h05

Quem é fã da Apple e/ou curte curiosidades do mundo geek certamente já ouviu falar dele. Stephen Gary Wozniak, o Steve Wozniak (ou apenas Woz), foi o colaborador de Steve Jobs e cofundador da empresa que hoje é dona de uma das marcas mais valiosas do mundo: a Apple. Wozniak é engenheiro eletrônico e de computação, nascido em San Jose em 11 de agosto de 1950, nos Estados Unidos.

Steve Wozniak

Steve Wozniak

Sempre inspirado e tendo seu pai como principal influência, Wozniak foi o homem que, ao lado de Jobs, tomou a iniciativa de colocar os computadores pessoais ao alcance dos usuários. Em outras palavras: a ideia de construir o computador que você usa para se divertir ou trabalhar surgiu da cabeça deste cidadão, ainda na década de 70.

Um gênio divertido

Sempre bem humorado e de bem com a vida, Steve Wozniak contagia até hoje todos à sua volta com seu carisma e jeito brincalhão. Ao contrário do que prega o esteriótipo, o engenheiro não é um nerd com pinta de esquisitão. Ele, inclusive, tem passagens curiosas e divertidas que marcaram seu currículo, como a participação no seriado The Big Bang Theory e em outros programas de TV, como Dancing with the Stars e o desenho Futurama.

Steve Wozniak

Woz e Sheldon, do The Big Bang Theory, segurando o Apple II

Wozniak também é ex-namorado da atriz Kathy Griffin e sempre teve uma vida tranquila, no melhor estilo do gordinho bonachão. Atualmente, é casado com Janet Hill e possui uma marcante característica humanitária, sempre ajudando pessoas necessitadas e contribuindo com obras de filantropia.

Trabalhou como empregado de verão na HP na década de 70 e foi o parceiro de Steve Jobs no nascimento da Apple. Juntos, os dois Steves criaram o protótipo (literalmente de garagem) do que viria a ser o computador pessoal, acessível aos usuários comuns - o Apple I.

Graças a este protótipo feito com um gabinete todo em madeira, a Apple Computer Inc. de Woz e Jobs nasceu, em 1976, deixando-os milionários quatro anos depois.

Woz & Jobs

Woz (em primeiro plano) e Jobs (ao fundo) nos primórdios da Apple

A engenhosa cabeça de Wozniak

O conceito do computador pessoal é o que funciona até hoje: ser simples e funcional. Depois do sucesso do Apple I, surgiu no mercado o Apple II, que além de ter sido programado por Wozniak, já apresentava características futuristas para a época, como emissão de sons e um monitor que exibia imagens na tela, e não apenas números. Foi um sucesso.

Woz & Apple II

Woz, sempre bem humorado, abraçando o gabinete de seu Apple II

Wozniak tinha habilidades que ultrapassavam as barreiras do hardware. Só para ilustrar: ele programou vários aplicativos que rodavam nos Apple I e II, escreveu um jogo no estilo Breakout (aquele de destruir paredes com uma espécie de raquete e uma bolinha) e criou um interpretador Basic. Foram também dele as ideias de criar o código de uma unidade de disquetes de baixo custo, e a popularização de um objeto que virou símbolo da informática, cuja ausência deixa qualquer computador praticamente inoperável pelo usuário médio: o mouse!

Os fracassos que levaram a Apple da era Wozniak ao sucesso

Empolgados com o sucesso da Maçã, os dois Steves criaram, depois do Apple II, dois equipamentos que foram um fracasso: Apple III e Lisa. A surpresa desagradável não foi suficiente para desanimar a dupla e, graças ao faturamento que a Apple recebia com seus sucessos anteriores, Wozniak finalmente criou o Macintosh, o computador pessoal que se tornou os Macs da atualidade.

Woz sai da Apple

Em 1981, Wozniak sofreu um acidente em seu aeroplano que culminou em uma breve perda de memória. Talvez por isso tenha se desanimado com a Apple e decidiu terminar seus estudos na Universidade de Berkeley. Apesar de ter voltado à empresa da Maçã em 1983, apenas como engenheiro, ele a deixou, definitivamente, em 1985.

Sua saída não agradou o ex-colega Steve Jobs, gerando um "clima tenso" entre eles. Wozniak, então, fundou uma empresa que desenvolvia aparelhos de controle remoto, a CL9, e Jobs, com seu temperamento difícil e rancoroso, disse a seus fornecedores que comprariam uma grande briga com ele se negociassem com Wozniak. Este, por sua vez, apenas lamentou a reação nada agradável do ex-colega e (ex) amigo.

Woz hoje em dia

Wozniak, desde então, se dedicou ao ensino e à caridade na área da educação. Em 2006, publicou sua autobiografia, cujo título original é iWoz: From Computer Geek to Cult Icon: How I Invented the Personal Computer, Co-Founded Apple, and Had Fun Doing It. No livro, Woz conta uma breve história de sua vida, fala de sua relação com Steve Jobs e explica alguns mal-entendidos que ocorreram durante sua carreira.

iWoz

Ele leva uma vida pacata e doou quase toda sua fortuna para a escola Los Gatos, localizada nas redondezas onde, até hoje, ele vive. Ao contrário do falecido Steve Jobs, Wozniak nunca foi rancoroso, muito menos capitalista. Tanto que após a morte do ex-colega, em 5 de outubro de 2011, Woz acampou durante 20 horas em frente a uma Apple Store, na Califórnia, para ser o primeiro cliente a comprar o iPhone 4S. Uma história semelhante aconteceu recentemente, quando do lançamento do iPad 3: Woz esperou, durante 12 horas na fila da Apple Store, para adquirir seu novo iPad.

Woz e o novo iPad

Imagem da TV americana ABC, flagrando a saída de Woz com seu novo iPad, no lançamento do gadget

Steve Wozniak é um homem de fácil convivência, está sempre com um sorriso no rosto, esbanja bom humor e recebeu prêmios (como a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação e seu espaço na National Inventors Hall of Fame) e muitos convites para palestras. Um grande exemplo foi sua participação na Campus Party, em 2011.

Autógrafo do Woz no iPad

Autógrafo de Woz em um iPad. Quer um desses? É só achá-lo na fila! =) (Foto: Buggs Moran)

Atualmente, ele é cientista-chefe na Fusion-io, empresa que trabalha com armazenamento e arquitetura de dados. Criou a Fundação das Fronteiras Eletrônicas e foi patrono do Museu de Tecnologia de Silicon Valley e do Children's Discovery Museum de sua cidade natal, San Jose.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.