Perante interesse da Microsoft, Qualcomm elege Mollenkopf como novo CEO

Por Redação | 13.12.2013 às 14:59

Hoje cedo (13), a Microsoft anunciou que Steve Mollenkopf, COO da Qualcomm, era um dos nomes mais fortes para ocupar o cargo de CEO da empresa depois da saída de Steve Ballmer. Porém, logo depois, a Qualcomm notou que a Microsoft estava de olho em Mollenkopf e decidiu promovê-lo a CEO da empresa.

Em uma declaração, a Qualcomm disse que seu conselho administrativo havia “aprovado por unanimidade um plano de sucessão para a gestão executiva da empresa”, que terá Mollenkopf como CEO a partir do dia 4 de março de 2014.

Paul Jacobs, o atual CEO em exercício, vai assumir a posição de presidente executivo, “ajudando a guiar o desenvolvimento de novas tecnologias e oportunidades de longo prazo da Qualcomm”, de acordo com o site Mobile World Live, que teve acesso à declaração da empresa.

Mollenkopf trabalha na Qualcomm há quase 20 anos e já havia liderado a unidade de chipset da empresa. Ele estava no comando quando a Qualcomm adquiriu a Atheros, fabricante de chipsets wireless, por U$ 3,1 bilhões – o maior acordo feito até hoje pela companhia.

A Microsoft tinha selecionado Mollenkopf como um de seus candidatos à vaga de CEO devido à sua experiência com o mundo mobile, que seria providencial nas estratégias da companhia com o Windows Phone.

Os rumores indicam que nos corredores da Microsoft há uma urgência para substituir Ballmer. Sem um CEO, os planos de integração entre todas as plataformas da empresa estão caminhando bastante lentamente. O lançamento do Xbox One, no final de novembro, teria reduzido a carga dos executivos e engenheiros, mas ainda assim, todos esperam a definição de uma liderança.