Steve Jobs tinha planos para criar Wi-Fi gratuito para todos

Por Redação | 07 de Agosto de 2014 às 07h10

O jornalista norte-americano Walt Mossberg, que até o começo deste ano atuou como um dos principais colunistas de tecnologia do The Wall Street Journal, escreveu em um artigo para o site Re/Code que um dos desejos do fundador da Apple, Steve Jobs, era criar um Wi-Fi gratuito para todos.

No artigo, Mossberg discute em que pé estamos quando o assunto é a conectividade aberta para as pessoas e detalha um passeio que deu com Jobs algum tempo após o lançamento do primeiro iPhone. Naquela época, o smartphone da empresa ainda navegava em velocidades reduzidas da rede EDGE, mas já tinha Wi-Fi embutido. Grande parte das redes, no entanto, permaneciam fechadas. Mas Jobs já afirmava que estava determinado a descobrir uma maneira de contornar esse problema com um Wi-Fi gratuito.

"Jobs disse que entendia a necessidade de se ter segurança, mas que estava determinado a descobrir uma maneira de fazer um Wi-Fi livre e seguro partilhado por residências e pequenas empresas locais não apenas possível, mas comum", escreveu Mossberg em seu texto. "Ele até me disse que planejava envolver outras empresas em uma espécie de consórcio para que isso acontecesse".

De acordo com o jornalista, Jobs imaginava um modelo de roteadores que fosse capaz de transmitir uma rede aberta para visitantes, ao mesmo tempo que uma segunda rede segura e isolada. Assim, qualquer casa poderia ter seu próprio Wi-Fi e, simultaneamente, fornecer conectividade para outras pessoas sem colocar seu ambiente em risco.

O consórcio desejado por Jobs não aconteceu, mas a ideia acabou saindo do papel através de uma parceria da Apple com algumas empresas, como conta Mossberg. Ainda assim, a opção de uma rede para visitantes não é amplamente utilizada - a estimativa de um representante do setor de roteadores foi de que apenas 15% a 20% do total de consumidores corporativos ofereça essa opção.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.