Steve Jobs já reescreveu um comunicado inteiro por não gostar do nome de empresa

Por Redação | 03 de Setembro de 2014 às 11h15

A comunicação de uma grande empresa com a imprensa não deve ser tratada de qualquer jeito, pelo contrário, exige estratégia e muito trabalho. Que o diga Steve Jobs! Quando era presidente-executivo da Apple, o então CEO chegou a mudar um comunicado inteiro porque não gostou do nome da empresa com a qual a Apple estava fazendo uma parceria.

Jobs foi quem lançou as bases e estratégias de comunicação usadas até hoje pela equipe de relações públicas da Apple, sendo muito específico sobre como deveriam ser escritos os comunicados à imprensa.

Um ex-funcionário da área de RP da Apple, chamado Gurman, contou ao Business Insider que uma vez Steve Jobs brigou com a equipe inteira por causa de um comunicado à imprensa que anunciava uma parceria simplesmente porque ele não gostava do nome da empresa parceira. Jobs então reescreveu todo o comunicado de modo a contornar o problema e, na versão dele, o nome do parceiro não foi mencionado.

O exemplo, segundo Gurman, resume a filosofia de como opera a equipe de relações públicas da Apple. Foi o próprio Jobs, junto com a ex-chefe de RP da Apple, Katie Cotton, que instituiu as regras de como seriam os comunicados de imprensa anunciando novas parcerias da empresa. Segundo as regras, esses comunicados seriam escritos e produzidos exclusivamente pela Apple.

Em um primeiro momento, todos os rascunhos de imprensa eram feitos pela equipe de assessoria da Apple e não por funcionários de setores específicos como marketing e negócios. Nesses casos, Jobs e Katie revisavam os comunicados e reescreviam quando necessário.

Katie se aposentou da Apple em julho depois de trabalhar muitos anos ao lado de Jobs e ser uma das responsáveis pela forma como a Apple se comunica com a imprensa. Agora, o atual CEO da Apple, Tim Cook, está procurando alguém “amigável” e “mais acessível” para a função.

Fonte: http://www.businessinsider.com/this-is-what-happens-when-steve-jobs-doesnt-like-the-name-of-your-company-2014-9

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.