Stephen Hawking disponibilizará software que o ajuda a se comunicar de graça

Por Redação | 27.03.2015 às 07:08
photo_camera Divulgação

Um dos físicos mais conhecidos do mundo e que recentemente ganhou um filme sobre a sua história (A Teoria de Tudo), Stephen Hawking vai lançar gratuitamente o software que o ajuda a se comunicar no dia a dia.

Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como ELA, uma doença degenerativa que paralisa todos os músculos e impede que a pessoa se locomova, fale, entre outras atividades. Apesar disso, graças a um software e hardware especiais, o físico consegue se comunicar e agora essa tecnologia será disponibilizada para o público.

A companhia norte-americana Intel tem trabalhado em conjunto com a britânica SwiftKey em um sistema de cadeira de rodas informatizadas, que funciona através de um software de voz, que será adaptado para cada caso.

A disponibilização foi anunciada pela própria Intel nesta terça-feira (24) numa conferência em Londres organizada pela fabricante de chips. Apesar da boa nova, a empresa não precisou uma data de lançamento oficial, mas garantiu que o projeto vai sim sair do papel e que o software deve estar disponível online a qualquer momento.

O software está sendo desenvolvido há três anos e vem trazendo novidades. A Intel descobriu, por exemplo, como reduzir o número de movimentos necessários para soletrar cada palavra.

Fonte: Pplware