Startup de ensino de programação agora possui conteúdo totalmente em português

Por Redação | 22.05.2014 às 13:37
photo_camera http://joelokimoto.wordpress.com/2013/04/03/starting-out-pro

Houve um tempo em que a escassez de material dificultava o acesso do grande público a alta tecnologia. Com a Internet, esse panorama mudou e hoje há inúmeras formas de se iniciar no mundo do desenvolvimento de softwares.

Apesar da mudança de cenário, ainda há uma deficiência na qualidade do material disponível em português. Obviamente, o conhecimento da língua inglesa não é diferencial para se tornar um bom programador e sim requisito. Mesmo assim, para quem está começando e ainda não possui tal conhecimento o aprendizado pode ser prejudicado com um método de ensino não muito consistente.

A Codecademy é uma startup com sede em Nova Iorque criada em 2012 e seu objetivo é democratizar o acesso ao desenvolvimento de softwares. Com um método de ensino simples e prático, já iniciou mais de 24 milhões de pessoas na programação em todo o mundo. Agora, todo o conteúdo do site vai estar disponível em português.

A tradução do material foi feita em parceria com a Fundação Lemann, organização educacional sem fins lucrativos focada em inovação. A Codecademy planeja contratar instrutores brasileiros para que eles façam vídeo-aulas e ajudem os alunos tirando dúvidas no decorrer do curso. Apenas os alertas de compartilhamento e os códigos dos exercícios seguirão em inglês, mas as instruções, os exercícios e suas explicações estarão devidamente traduzidas.

Além do português, o conteúdo do site também foi traduzido para o francês e espanhol. E não para por aí. Indo mais além na ideia de democratizar o aprendizado, a Codecademy firmou parceria com a organização humanitária Ideas Box para levar o ensino de programação a campos de refugiados e regiões com população de baixa renda. Zach Sims, CEO da Codecademy, disse ao The Next Web que uma grande parceria com o setor privado e público do governo francês tornará a iniciativa possível.

Atualmente a Codecademy oferece cursos, do básico ao avançado, nas principais linguagens de programação, incluindo JavaScript, PHP, Python, Ruby, além de HTML e CSS.