Spotify poderá abrir capital no próximo semestre

Por Redação | 28.03.2014 às 14:58

O Spotify, serviço popular de streaming de música, pode se tornar uma empresa pública em breve. Segundo informações do CNET, representantes da empresa têm se reunido informalmente e estão conversando com bancos sobre formas de viabilizar a IPO (Oferta Pública Inicial de ações) já no próximo semestre.

Fundada em 2008 por dois suecos, o Spotify tem crescido vertiginosamente desde então, se tornando um dos serviços de streaming de música que expandiu mais rápido, desafiando empresas já bem estabelecidas como a rival Pandora - fundada em 2000 e que abriu seu capital há 3 anos.

Recentemente a companhia tomou diversas medidas condizentes com empresas prestes a iniciar uma oferta pública. Uma delas foi a compra da startup responsável pelos algorítmos usados para criar rádios personalizadas. Também, no começo deste mês, obteve uma linha de crédito de US$ 200 milhões com vários bancos considerados parceiros potenciais na oferta de ações.

Nos últimos anos, muitas companhias de internet têm lançado suas ações na Bolsa, mas os resultados têm sido variados. Depois do IPO, o Facebook teve diversos problemas e as ações desvalorizaram bastante. Mas logo em seguida as coisas estabilizaram e os papéis estão com o preço nas alturas. Já a King, empresa responsável pelo Candy Crush Saga, teve um resultado decepcionante, pois suas ações caíram muito após a abertura do capital.

Contudo, de acordo com analistas, o Spotify possui uma base sólida de receita (que são as assinaturas mensais fixas) que pode garantir o sucesso da operação da empresa. Além disso, em breve a empresa deverá lançar seu serviço no Brasil, já que uma fase de testes com usuários convidados teve início há alguns dias.