Spotify foca em dispositivos móveis e web e encerra recurso de Apps desktop

Por Redação | 24 de Março de 2014 às 16h43

O Spotify anunciou nesta segunda-feira (24) que deixará de aceitar novos apps para a versão desktop do seu aplicativo de streaming de músicas. Ao que tudo indica, a empresa está procurando focar mais nas plataformas móveis e web e buscando formas de reduzir a participação do app para desktops.

Conhecida como "App Finder", a plataforma foi inaugurada em 2011 quando a empresa anunciou uma nova API que permitia que desenvolvedores publicassem aplicativos dentro do cliente desktop do famoso serviço de streaming de músicas. Em pouco tempo a plataforma se tornou um sucesso entre os entusiastas de músicas e ajudou a destacar o cliente desktop das versões mobile do aplicativo.

Aparentemente não há nenhuma explicação óbvia para a decisão tomada pelo Spotify. Em uma publicação em seu blog oficial, a empresa pouco explicou sobre os motivos que a levarão a fazer isso. "Nossos parceiros tem pedido por uma forma mais barata e simples de marcar presença no Spotify e os desenvolvedores têm pedido por mais maneiras de integrar o Spotify com suas aplicações", disse a empresa.

Embora não deixe explícito o que quer dizer com isso, ou como oferecerá tais alternativas aos parceiros e desenvolvedores, fica claro que a empresa está mudando seu foco para os ecossistemas mobile e web. Há relatos de que a empresa está planejando lançar vários kits de desenvolvimento de software (SDK) e expandir sua participação na Web com uma nova versão da API do serviço que trará novos recursos. "Ao juntar isso [os pedidos dos parceiros e desenvolvedores] à crescente importância dos dispositivos móveis nós chegamos à conclusão de que precisamos mudar as coisas", diz um pequeno trecho do comunicado.

Apesar da notícia de que não aceitará novos apps, os que já estão no App Finder continuarão disponíveis para os usuários e assinantes do Spotify. A ideia é que, a partir de agora, somente atualizações classificadas como "críticas" sejam oferecidas aos usuários dos apps.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.