Sony enfrentará processos por recente vazamento de dados

Por Redação | 17 de Dezembro de 2014 às 15h35

O caso de vazamento de dados enfrentado pela Sony recentemente inclui agora dois novos processos de quatro ex-funcionários da empresa que afirmam que a companhia não tomou as medidas suficientes para que o roubo das informações pessoais de seus trabalhadores fosse evitado. Saiu na Folha.

Segundo os processos, a fragilidade dos sistemas da empresa já era "conhecida há anos". Apesar disso, a empresa resolveu correr o risco, abrindo a oportunidade para que os atacantes pudessem ter acesso aos dados da companhia.

Entre os dados pessoais dos funcionários estão informações sobre salário, histórico médico, número de seguridade social e outras informações que caíram nas mãos dos criminosos e foram disponibilizadas na rede. Por isso, os processos buscam ganhar status de ação-coletiva por conta do ocorrido em favor dos ex-funcionários.

Como evidência do descaso da empresa, nos últimos anos a Sony foi repetidas vezes alvo de ataques de hackers, sendo uma delas a grave invasão ao sistema da Playstation Network em 2011, que acabou resultando na divulgação massiva de dados de milhões de usuários.

Os processos requerem uma indenização por danos e que a Sony pague por serviços de monitoramento de crédito aos funcionários por pelo menos cinco anos. Como forma de tentar solucionar uma das exigências, a Sony oferece o serviço de monitoramento por apenas um ano, o que foi considerado insuficiente pelos requerentes.

Dois produtores da Sony Pictures que trabalharam em vários filmes da companhia nos anos 1990 e 2000 entraram com um processo na Corte Superior de Los Angeles nesta terça-feira (16), alegando que a Sony foi negligente e demorou a avisar os funcionários que seus dados haviam sido roubados. O texto do processo declara que "a repercussão da falha da Sony em implementar e manter práticas e procedimentos razoáveis de segurança vão, provavelmente, prejudicar a imagem dos queixosos e membros de sua classe pelo resto de suas vidas".

De acordo com alguns especialistas de direito, esta é apenas uma camada fina de processos que a Sony deve enfrentar por conta dos vazamentos de dados. Eles ainda afirmam que a companhia deve brigar na justiça com atores e diretores dos filmes afetados pelo recente ataque de hackers.

A empresa pode ter de pagar uma indenização de dezenas de milhões de dólares por conta dos processos, de acordo com analistas.

Nesta terça-feira, um representante da Sony foi contatado mas recusou-se a falar sobre os processos abertos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/12/1563640-ex-funcionarios-da-sony-processam-a-empresa-por-vazamento-de-dados.shtml

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.