Sony deverá anunciar seu novo smartphone topo de linha, o Xperia Z2, no MWC 2014

Por Redação | 21 de Fevereiro de 2014 às 18h12

A Sony parece estar prestes a lançar seu terceiro smartphone topo de linha em apenas um ano. Pelo menos é o que ouviu o TechRadar. Segundo informações do site, a companhia japonesa está pronta para mostrar seu mais novo Xperia Z2 ao público na Mobile World Congress 2014, que começa nesta segunda-feira (24) em Barcelona, Espanha.

A estratégia da Sony pode parecer um pouco estranha, principalmente se levarmos em consideração as adotadas pela Samsung, com sua linha Galaxy S, e pela Apple. Essas empresas costumam lançar versões anuais dos gadgets, algo que já não vem sendo seguido pela japonesa há algum tempo. Há um ano a empresa mostrou ao mundo o Xperia Z durante a CES 2013. Poucos meses depois, a IFA foi palco do anúncio do Xperia Z1. Agora, ao que tudo indica, é chegada a hora de apresentar o Xperia Z2.

Como não poderia ser diferente, a expectativa em torno do novo aparelho é grande e inúmeros rumores sobre suas especificações e recursos circulam na internet há tempos. Abaixo, reunimos os rumores que têm mais chances de atenderem às especificações do Xperia Z2.

Tela

Ainda no ano passado surgiram informações de que o gadget contaria com uma gigantesca tela de 5,2 polegadas – superior à de 5 polegadas do Xperia Z1. Se o rumor se confirmar, o Xperia Z2 se equiparará ao LG G2 em termos de tamanho de tela.

Quanto à resolução, aparentemente a tela terá 2560 x 1440 pixels e densidade superior a 500 ppi, o que a tornaria superior às telas dos aparelhos concorrentes, como os já lançados Galaxy S4 (441 ppi) e o iPhone 5S (326 ppi).

Foto de um aparelho que supostamente é o Xperia Z2. Tela de 5,2 polegadas e resolução de 2560 x 1440 pixels é um dos destaques do aparelho

Foto de um aparelho que supostamente é o Xperia Z2. Tela de 5,2 polegadas e resolução de 2560 x 1440 pixels é um dos destaques do aparelho

Apesar do tamanho agigantado da tela, a Sony parece ter conseguido ajustar as bordas do aparelho para que ele permanecesse com as mesmas dimensões

Poder de processamento

Se os rumores sobre a tela do Xperia Z2 empolgam, os relacionados ao seu poder de processamento desanimam. Ao que tudo indica, o smartphone virá com o mesmo processador quad-core de 2,3 GHz presente nos aparelhos anteriores da linha.

O problema é que, se realmente a tela tiver toda aquela resolução, é provável que o Z2 sofra um pouco para funcionar. Tamanha quantidade de pixels na tela exige um poder de processamento acima do normal que só seria suprido se o aparelho fosse equipado com um chip octa-core.

Em termos de memória RAM, parece que o Xperia Z2 contará com mais que suficientes 3 GB.

Sistema operacional

Os primeiros rumores indicavam que o Z2 chegaria às lojas com a versão 4.3 Jelly Bean do Android. No entanto, pouco tempo depois começaram a surgir imagens do aparelho rodando o que parecia ser a versão KitKat do sistema operacional móvel do Google.

Independente disso, uma série de imagens revelou que o aparelho contará com uma grande variedade de recursos, incluindo gravação de vídeos em 4K, uma variedade de modos da câmera e uma ferramenta que deixa o usuário escolher qual launcher deseja utilizar.

Para confirmar o fato, um vídeo apareceu recentemente no YouTube mostrando o que supostamente é o Xperia Z2 em ação. Nele, dá para ver que o aparelho realmente vem com o Android 4.4 KitKat:

Câmera

Os aparelhos da Sony sempre trazem boas novidades quando o assunto diz respeito às câmeras. No entanto, ao que tudo indica, o Z2 virá com a mesma câmera de 20,7 megapixels do Xperia Z1. Se for confirmada, a notícia não é de todo ruim, mas indicará que a Sony está tentando vender uma espécie de releitura do Z1.

Nessa área, os únicos destaques parecem ser a substituição do flash de LED por um novo de Xenon, que oferece melhor alcance e mais equilíbrio de brancos, e a possibilidade de gravar vídeos em resolução 4K.

Há outras novidades menos importantes, mas que podem chamar a atenção dos usuários mais detalhistas e que não largam mão da câmera do celular. Confira-as no vídeo acima.

Uma captura de tela do suposto Xperia Z2 indica que o aparelho virá equipado com câmera capaz de gravar vídeos em resolução 4K

Uma captura de tela do suposto Xperia Z2 indica que o aparelho virá equipado com câmera capaz de gravar vídeos em resolução 4K

Outras especificações e data de lançamento

Além de todas essas especificações, acredita-se que o Xperia Z2 contará com uma bateria de 3.700 mAh para dar conta dos 3 GB de memória RAM. Quanto ao visual do aparelho, algumas imagens vazadas anteriormente sugerem que ele quase não terá bordas e, fora isso, será bem semelhante aos modelos anteriores.

Já sobre a data de lançamento do Z2, antes acreditava-se que ele seria anunciado durante a CES 2014 – o que não aconteceu. Agora, perfis como o @evleaks, famosos por acertarem previsões sobre a indústria de telefonia móvel, apontam que o anúncio será feito durante a MWC 2014. Contudo, uma data certa para o lançamento do aparelho ainda não foi revelada ou comentada.

Ainda não se sabe quanto o aparelho custará, mas levando em consideração o histórico de lançamentos de aparelhos topo de linha da Sony, é possível esperar que o Z2 chegue às mãos dos consumidores por um preço similar ao do Z1.

O Canaltech já está em Barcelona para acompanhar as novidades da Mobile World Congress 2014 e trará para você as últimas novidades com exclusividade. Fique ligado!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.