Sony compra fábrica de memórias RAM para o Wii U

Por Redação | 31 de Janeiro de 2014 às 15h19

A Sony anunciou a compra de uma das unidades da Renesas Electronics, fabricante de componentes eletrônicos que, entre diversas outras coisas, produz as memórias DRAM que são usadas pela Nintendo no Wii U. O negócio de US$ 73 milhões transforma a planta localizada na cidade de Tsuruoka, no Japão, em uma subsidiária da gigante japonesa.

Ao contrário do que se pode imaginar, porém, a notícia não tem nada a ver com o mercado de videogames. Segundo a Sony, o objetivo da compra da Renesas é fortalecer o segmento de sensores de imagens em miniatura, um componente fundamental para a estratégia da empresa relacionada a celulares e tablets com câmeras digitais mais pontentes. A ideia é aumentar a capacidade de produção e também a tecnologia desse tipo de componente.

Em agosto de 2013, a Renesas havia anunciado sua intenção de fechar a unidade de Tsuruoka como parte de um plano de reestruturação interna. Agora, a unidade passa a receber investimentos da própria Sony, que pretende alocar US$ 270 milhões na fábrica até março de 2016, com a instalação de novos equipamentos e setores na linha de produção.

A Nintendo, porém, ainda não se pronunciou sobre como e se a negociação vai afetar a produção ou os custos de fabricação do Wii U. Por outro lado, a Sony informou que continuará produzindo componentes para a Renesas por um curto período de tempo, enquanto ambas as companhias se adaptam às mudanças e às novas organizações. Esse processo, provavelmente, também incluí as memórias utilizadas no console da rival.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.