Sony abre fábrica para produzir PlayStation 4 na China

Por Redação | 27 de Maio de 2014 às 16h14
photo_camera Divulgação

A chegada do PlayStation 4 à China foi confirmada nesta terça-feira (27), com a Sony anunciando a abertura de uma planta de fabricação no país. Por meio de sua joint venture com a Shanghai Oriental Pearl, a empresa vai produzir o video game em território chinês, facilitando sua distribuição e venda em todo o país. As informações são da BBC.

Apesar de ainda não ter um lançamento anunciado, a expectativa é que o PS4 chegue à China ainda neste ano. Em 2014, após 14 anos de embargo, o governo chinês finalmente encerrou a proibição a jogos eletrônicos no país, abrindo um mercado que já é um dos maiores do mundo para empresas estrangeiras como a própria Sony, além da Nintendo e Microsoft, que agora podem lançar seus consoles por lá.

A chegada, porém, não acontece sem uma série de fortes restrições. Todos os jogos lançados oficialmente no país devem passar por aprovação governamental e se submeter a normas que proíbem, por exemplo, a violência, conteúdo relacionado a jogos de azar ou qualquer tipo de elemento que vá contra as tradições ou a soberania nacional da China.

É justamente por isso que, como parte de sua joint venture com a Shanghai Oriental Pearl, a Sony vai montar não apenas plantas de fabricação como também estúdios de desenvolvimento locais. A ideia é não apenas adaptar as ofertas internacionais de jogos como também criar títulos específicos para o território, aos moldes do que já fazem empresas como a Electronic Arts e a Activision.

A chegada na China também é um movimento importante para a Sony ampliar ainda mais o sucesso do PlayStation 4 e sua principal fonte de renda, o setor de games. É esse o segmento que é visto como a grande esperança de lucros enquanto a companhia, como um todo, passa por problemas financeiros e de vendas em segmentos consagrados como os de televisores e câmeras digitais.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.