Sony Xperia Z1 F: uma versão "mini", mas com hardware poderoso

Por Redação | 01 de Outubro de 2013 às 17h20

Os primeiros rumores sobre uma versão "Mini" do Xperia Z1 surgiram antes mesmo do modelo ser apresentado durante a IFA Berlin, em setembro. Com essas novas informações, no entanto, os detalhes e especificações técnicas do aparelho parecem estar quase confirmados.

O Xperia Blog postou imagens do catálogo da operadora japonesa NTT DoCoMo, que mostram a ficha técnica e o design do aparelho, que se parece bastante com o Xperia Z1 original, mas com dimensões reduzidas. O catálogo dá o nome de Xperia Z1 F, apesar dos rumores anteriores sugerirem que o nome seria "Xperia Z1 Mini".

Xperia Z1 F

A ideia de criar versões reduzidas dos modelos top de linha não é exatamente uma novidade. A Samsung fez isso com o Galaxy S4 Mini e a HTC também, com o HTC One Mini, apenas para citar exemplos mais recentes.

Contudo, nesses modelos, a fabricante em geral reduz não apenas o tamanho da tela, mas também a capacidade do hardware do aparelho, que fica com especificações de um modelo intermediário, ao contrário do modelo original. O Xperia Z1 F, no entanto, pode se destacar no meio destes, por ter um hardware bem semelhante ao Xperia Z1.

Segundo a ficha do catálogo, ele terá a mesma câmera de 20,7 megapixels com sensor Exmor RS de 1/23 e abertura de f/2,0. O processador de imagens BIONZ não foi mencionado, mas também deve estar presente. Já o processador Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz foi conservado, assim como a memória RAM de 2 GB, câmera frontal de 2 megapixels e a conectividade Wi-Fi, Bluetooth e 4G.

Xperia Z1 F

Para completar, o Xperia Z1 F deve vir com certificados IP55 e IP58, que garantem resistência a água (profundidade de 1,5 m por 30 minutos) e poeira. As únicas grandes diferenças ficam por conta da tela de 4,3 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels, ao invés das 5 polegadas em Full HD do Z1, e a bateria de 2.300 mAh, no lugar dos 3.000 mAh do modelo maior.

As dimensões são de 127mm x 64,9mm x 9,4mm. O Xperia Z1 F, ao menos na operadora NTT DoCoMo, não deve ter a opção de 32 GB de armazenamento, ficando limitado ao modelo de 16 GB. Por lá, ele deve ser lançado nas cores branca, rosa e amarela.

Se os rumores forem confirmados, a Sony pode ter um futuro best-seller em suas mãos. Ele será a opção mais poderosa para aparelhos com tela menor do que as gigantes 5 polegadas que estamos nos acostumando nos tops de linha. Quem quiser mais conforto no bolso, poderá optar por ele.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.