Publicidade

Sony Pictures pede que imprensa pare de divulgar dados obtidos em ataque hacker

Por| 15 de Dezembro de 2014 às 13h32

Link copiado!

Sony Pictures pede que imprensa pare de divulgar dados obtidos em ataque hacker
Sony Pictures pede que imprensa pare de divulgar dados obtidos em ataque hacker
Tudo sobre Sony

A Sony Pictures parece estar um pouco desorientada e sem saber o que fazer após os ataques hackers que afetaram toda sua infraestrutura de TI. Num comunicado enviado a alguns jornais norte-americanos, o braço cinematográfico da gigante japonesa pediu para que a imprensa parasse de publicar as informações dos documentos roubados pelos hackers.

O New York Times, Hollywood Reporter e Variety publicaram matérias informando que receberam uma carta do advogado da Sony, David Boies, exigindo que parassem de divulgar as informações contidas nos documentos roubados durante o ataque hacker e os destruíssem imediatamente, informou a agência Reuters.

“A Sony não dá seu consentimento para que possuam, leiam, copiem, publiquem, baixem ou façam qualquer coisa com esses documentos”, afirma a carta escrita por Boies. Sony, Hollywood Reporter e Variety não comentaram o assunto.

A porta-voz do New York Times, Eileen Murphy, retrucou o pedido do advogado e afirmou que “todas as decisões sobre se deve ou como usar qualquer uma das informações vai levar em conta tanto a importância da notícia quanto as questões de como a informação surgiu e quem tem acesso a ela”.

Continua após a publicidade

A divulgação dos documentos tem causado transtornos no estúdio. O prejuízo estimado é de mais de US$ 100 milhões e dezenas de problemas internos e projetos futuros foram revelados. Entre os dados revelados no ataque estão salários de funcionários, informações financeiras, planos de marketing, contratos com parceiros e número do seguro social de 47 mil empregados.

Fora esses problemas, os documentos também revelaram e-mails onde a vice-presidente da Sony, Amy Pascal, “brincou” sobre a raça do presidente Barack Obama. Pascal emitiu um pedido de desculpas posteriormente devido aos e-mails “insensíveis e inapropriados”, mas um porta-voz da Sony não informou se Pascal continuará na empresa ou não.

Outros e-mails vazados revelaram algumas conversas de executivos do estúdio, que chamavam a atriz Angelina Jolie de “pentelha mimada” e algumas informações sobre o próximo longa do agente 007, "Spectre", cuja estreia está marcada para novembro de 2015. Os filmes de James Bond são os mais lucrativos da Sony e especula-se que os hackers tiveram acesso ao roteiro do título, o que pode trazer grandes problemas para a empresa.

Apesar da intimação aos veículos norte-americanos, a Sony Pictures está longe de ter sossego. No final de semana, o grupo hacker Guardiões da Paz, que afirmou ter cometido o ataque cibernético contra, alertou que novas divulgações estão por vir. A mensagem “estamos preparando um presente de Natal para você [Sony]” foi publicada no site Pastebin e o grupo garantiu que essa será a mais interessante revelação de todas.