Sonda IT apresenta pacote de serviços em nuvem privada e parceria com a Gol

Por Rafael Romer | 12 de Fevereiro de 2014 às 17h50

A Sonda IT apresentou na última terça-feira (11), durante o SAP Fórum, seu novo pacote de serviços Sonda Enterprise Pack, que reúne diferentes soluções de TI da companhia de produtos SAP na modalidade de cloud privado e IaaS (Infrastructure as a Service). De acordo com a empresa, o pacote compreende toda a parte de consultoria, implementação, treinamento, licença e servidores virtualizados escaláveis.

"Se a gente olhar separadamente, não existe nenhum produto que a Sonda adquiriu agora. A oferta que foi organizada é a junção de várias linhas de negócios da Sonda em um pacote que tem o objetivo de simplificar a vida dos clientes", explicou André Leite, Diretor de Negócios SAP da Sonda.

A empresa divulgou ainda sua primeira parceria firmada no novo modelo de negócio no Brasil, para a manutenção da infraestrutura da companhia de aviação Gol Linhas Aéreas. O contrato firmado pelos próximos seis anos substituirá toda a infraestrutura Oracle da Gol por produtos da Sonda, para as áreas de suporte de software e soluções, sustentação de backoffice, implementação de soluções e SAP, entre outros.

"Para uma empresa que tem que enfrentar uma mudança de modernização de TI, esse caminho é facilitado", afirma Leite. "Ele permite que o investimento inicial seja muito baixo e que a empresa comece a se beneficiar rapidamente das novas soluções e no meio do contrato ela já pague a solução com o dinheiro que ela já ganhou". Além da Gol, a empresa já trabalha com outras três empresas brasileiras no novo modelo, mas não revela os nomes.

Fora do Brasil, a empresa chilena já trabalha com o modelo há algum tempo e hospeda atualmente um dos maiores ambientes de SAP da América Latina, em uma instalação com mais de um milhão de "saps" (unidade de medida utilizada pela SAP para estimar a infraestrutura baseada em requisitos de negócio). A operação fechada com a Gol no Brasil roda próxima a 100 mil "saps".

A Sonda IT conta atualmente com um datacenter de Tier III no Brasil, localizado em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. A empresa possui ainda mais um datacenter na Colômbia, um no México e três no Chile. Nos últimos três anos, a empresa investiu US$ 8 milhões em aportes para sua infraestrutura de datacenter no Brasil.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.