Soluções Mobile e o setor de Turismo

Por Fernando D´Angelo | 26 de Março de 2015 às 18h14

Ontem tive o prazer de acompanhar a 13ª edição do Fórum Panrotas, um importante evento de negócios do setor de turismo onde discutiu-se muito sobre o uso da tecnologia mobile em favor do turismo. E foi excelente.

Viajar talvez seja uma das coisas mais prazerosas da vida, mas ao mesmo tempo em que associamos viagem a descanso e curtição, estamos também muito expostos a problemas e situações inesperadas. Segundo Walter Longo, mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, “viagens, em geral, causam ao mesmo tempo estresse emocional, mental e físico”, e por isso futuramente “viajar talvez seja visto como algo tão nocivo à saúde quanto hoje é fumar”.

 Fórum Panrotas

Fórum Panrotas

Complementando esta visão, Jim Cunningham, diretor de RH da Disney, deixou bem claro que um momento trágico durante a experiência de viagem do turista requer outros 38 bons momentos para reestabelecer a sua satisfação. E mais que isso, afirmou que a fidelização é consequência de “momentos mágicos” que foram vividos durante a viagem. Ou seja, aquele momento inesquecível no restaurante, no hotel ou no parque são fatores decisórios para a decisão de voltar ou não a um lugar, independente do preço.

Então, para nós do universo de TI, a pergunta que fica é: como o meio digital pode facilitar o dia-a-dia dos turistas e auxiliar na tarefa de proporcionar momentos mágicos a eles?

A depender da visão de Lee McCabe, Diretor Global de Serviços Estratégicos de Viagens e Consumo do Facebook, a resposta é uma só: Mobile. Mais precisamente Apps mobile (aplicativos para smartphones). Os usuários de smartphones gastam 3 horas diárias nos celulares e 86% deste tempo utilizando Apps! Não é a toa que segundo Roland de Bonadosa, CEO da Accor Américas & Caribe, a rede de hotéis está investindo 175 milhões de dólares em estratégia digital, o que inclui o desenvolvimento de diversos Apps voltados para hóspedes e gestores dos hotéis.

Mas existem dois grandes desafios: como ser encontrado no universo atual de mais de três milhões de Apps disponíveis e, posteriormente, como reter usuários. Ainda segundo Lee McCabe, o segredo é desenvolver soluções simples (“Single purpose mobile apps” ou Apps de propósito único) que tenham um contexto de uso bem definido e que tenha uma usabilidade simples, intuitiva e atraente.

Assim sendo, ficou muito clara a tendência de investimento em soluções mobile que proporcionem uma melhor experiência de turismo aos viajantes. Isso significa um mundo de oportunidades para nós, empreendedores do mundo digital.

E então? Que App você vai desenvolver hoje?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.