Smartphones estão cada vez mais populares no Brasil

Por André Fogaça | 22 de Março de 2012 às 13h05

Segundo a empresa de pesquisas IDC, o Brasil vai muito bem de smartphones. O maior catalizador da venda de aparelhos mais inteligentes são os de baixo custo, principalmente quando pensamos em equipamentos rodando Symbian e Android que não passam dos R$ 300, substituindo os "xing-ling".

Smartphones no Brasil

Navegar na internet no smartphone, algo comum hoje em dia

Para o relatório, além de aparelhos mais inteligentes e de baixo custo, há também o amadurecimento do mercado e oferta de pacotes de dados muito atraentes para os planos pré-pagos. Há também um maior preparo pelos varejistas, que começaram a notar que vender celular é um bom negócio.

"Hoje existem aparelhos com preços mais acessíveis, oferta de pacotes de dados até para celulares pré-pagos, e uma demanda muito grande ligada às redes sociais e a mobilidade. Isso impulsiona as vendas e a migração de telefones celulares convencionais para smartphones, o que indica que neste ano teremos um mercado bastante aquecido", comenta o analista de mercado Bruno Freitas, do IDC.

Em 2011 foram nove milhões de aparelhos vendidos em todo o país, o que significa um aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior e 17 gadgets comercializados a cada minuto. Para 2012, a empresa ainda prevê mais aumentos, só que não tão grandes. No final deste ano devemos ter vendido "apenas" 73% mais smartphones do que em 2011.

Mesmo com um 3G deficitário e o 4G ainda longe de chegar por aqui, o IDC pensa em crescimentos vertiginosos para os próximos anos. Empresas, como a LG e Samsung apostam forte em aparelhos Android de baixo custo. Smartphones bons, que rodam Angry Birds e custam na faixa de R$ 300. Ainda é um valor acima do que é cobrado pelos "xing-ling", mas a diferença na qualidade e, principalmente, na garantia oferecida pelas empresas em seus equipamentos (geralmente um ano), pesa na escolha pro lado dos smartphones legalizados (qualquer aparelho sem homologação da Anatel não pode ser comercializado por aqui, ou seja, é ilegal).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.