Smart TVs da Samsung estão inserindo anúncios indesejados durante os filmes

Por Redação | 11.02.2015 às 13:33
photo_camera Foto: Divulgação

As Smart TVs da Samsung estão surpreendendo nesta semana. Depois da suposta falta de privacidade dos novos modelos da marca, que armazenam as informações captadas pelo reconhecimento de voz na nuvem, agora elas são acusadas de inserir anúncios durante a exibição de filmes sem a autorização dos usuários. As informações são do site The Verge.

Segundo relatos, a cada 20 ou 30 minutos um anúncio é exibido no conteúdo dos próprios usuários, armazenados localmente. Várias reclamações estão surgindo na internet sobre o assunto, a maioria delas referente a propagandas da Pepsi que interrompem a visualização durante o uso de aplicativos de terceiros, como o australiano Foxtel. "Após cerca de 15 minutos assistindo TV, a tela fica em branco e então surge uma propaganda de tamanho 16:9 da Pepsi (que ocupa metade da tela)", escreveu um usuário no fórum de suporte da Foxtel.

Em janeiro, surgiram reclamações semelhantes na internet, mas na época era o anúncio de um serviço do Yahoo que estava tirando o sossego dos usuários. Segundo a empresa, esse tipo de anúncio deveria ser opcional, mas ela ainda estava trabalhando junto ao Yahoo para melhorar o sistema.

Na verdade, os usuários que estiverem insatisfeitos com os anúncios podem desabilitá-los - basta acessar as opções de privacidade. No entanto, mesmo que a opção seja oferecida, ela é um tanto obscura. Segundo o Ars Technica, a opção atesta que "Confirmando que eu concordo ou por não confirmar que eu discordo, eu concordo com os termos de serviço da Yahoo Connected TV...". Ou seja, qualquer usuário que não descubra como encontrar a opção de "discordar" está sujeito aos anúncios inconvenientes.

Apesar da Samsung não ter comentado os novos casos, informações do CNET afirmam que os anúncios foram fruto de um erro na atualização do software que ocasionou a exibição de propagandas direcionadas a outros mercados.

Problemas como esses demonstram que, embora as fabricantes de Smart TVs procurem dar maior poder ao usuário, elas também podem fazer o que bem entendem quanto ao seu uso. Resta saber se algum dia elas vão se ajustar às vontades dos usuários ou se vão continuar inserindo anúncios aonde não devem.

Fonte: http://www.theverge.com/2015/2/11/8017771/samsung-smart-tvs-inserting-unwanted-ads