Skype ganhará tradutor simultâneo de idiomas para mensagens e videochamadas

Por Redação | 28 de Maio de 2014 às 14h14
photo_camera Divulgação
Tudo sobre

Skype

Uma ferramenta bastante útil chegará ao Skype ainda neste ano. Em palestra no evento Code Coference, organizado pelo site Re/code, na Califórnia, Estados Unidos, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que o programa ganhará um tradutor simultâneo que vai funcionar em mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo.

O Skype Translator está sendo desenvolvido pelas equipes do Skype e da Microsoft, e estará disponível em uma versão de testes para Windows 8 até o final de 2014. O recurso funciona de maneira simples, mas de um jeito "mágico", como Nadella descreveu durante a conferência.

Ao lado de Gurdeep Pall, vice-presidente corporativo do Skype, o executivo fez uma demonstração do recurso ao falar inglês com Diana Heinrichs, funcionária da Microsoft que respondia em alemão. Utilizando o Skype Translator, as falas em inglês foram automaticamente traduzidas para a língua alemã, e vice-versa, sem que os dois usuários interrompessem o bate-papo ou falassem mais pausadamente. As mensagens traduzidas também são exibidas em forma de legendas na tela do chat, logo acima do texto original.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Nadella também afirmou que a tecnologia poderá servir como uma alternativa mais prática para usuários comuns que buscam conversar com seus amigos em outros idiomas, ainda mais levando em consideração que o serviço possui centenas de milhões de usuários em todo o mundo. No entanto, o CEO da companhia explica que a ferramenta ainda precisa ser aprimorada para que sua utilização seja mais precisa, especialmente no setor corporativo.

"Ainda estamos nas primeiras fases desta tecnologia, mas a visão de Star Trek de um tradutor universal não está a uma galáxia de distância, e seu potencial tem nos entusiasmado", disse Pall. Ele ainda destacou que a ferramenta terá como focos principais áreas como educação, diplomacia e negócios, além da comunicação em famílias que falam mais de um idioma.

Assista ao vídeo da demonstração:

Ainda não há uma data específica para o Skype Translator ser lançado, nem sabemos se o recurso será um adicional pago ou se virá como um aplicativo gratuito para o sistema operacional da Microsoft. A expectativa é que, ao longo dos próximos meses, a empresa integre a funcionalidade em outros serviços, como o buscador Bing e o navegador Internet Explorer.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.