Setor de eletroeletrônicos apresenta comportamento favorável no mês de agosto

Por Redação | 27 de Setembro de 2012 às 19h00

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) fez uma sondagem junto às empresas associadas e descobriu que o mês de agosto foi melhor do que os meses anteriores. Apesar da melhora do desempenho, ainda existem dúvidas quanto ao cenário internacional e ao desempenho da economia no mercado interno de eletroeletrônico.

Os principais pontos positivos revelados pelo estudo foram: o aumento do percentual de empresas que indicaram crescimento nas vendas, o recuo no número total de indústrias que verificaram queda e a avaliação das empresas em relação às suas expectativas.

Em julho de 2012, 31% das empresas disseram estar vendendo mais do que no mesmo período do ano passado, já em agosto, este número aumentou para 43%. Já a quantidade de indústrias que registraram queda no volume de vendas caiu de 45% para 31%.

Vendas do setor de eletroeletrônico

Na sondagem de agosto de 2012, 37% das empresas entrevistadas disseram que os negócios ocorreram conforme o planejado, o que representa um aumento de 15% em relação ao mês anterior, quando apenas 22% disseram que as coisas iam de vento em popa.

Por outro lado, a sondagem também apontou que, após um início de ano favorável, os segmentos de informática e telecomunicações apresentaram uma queda no volume de negócios. Os fabricantes de bens de consumo, como informática, utilidades domésticas e telefonia celular, também apresentaram um enfraquecimento nos últimos meses.

Já no quesito exportações, houve um recuo de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado. E, apesar das avaliações positivas no mês de agosto, a previsão de crescimento do setor para o ano, que era de 11%, foi revisada para 5%.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.