Set-top box da Amazon será semelhante ao Chromecast e terá streaming de jogos

Por Redação | 18 de Março de 2014 às 13h49

Enquanto a Amazon não abre a boca sobre o assunto, novas informações sobre seu set-top box voltaram a aparecer na internet. De acordo com fontes ouvidas pelo site TechCrunch, o aparelho de streaming da empresa terá um formato semelhante ao do Chromecast, apostando em dimensões pequenas e se conectando ao televisor por meio da entrada HDMI, permanecendo completamente oculto atrás dela.

Na semana passada, o design do controle para jogos do dispositivo já havia vazado pelas mãos da Anatel, que certificou o produto. As novas informações dão a entender que jogos realmente são um dos grandes focos da Amazon com o equipamento, já que ele seria capaz de realizar o streaming completo de jogos para computador, em vez de se limitar à oferta de títulos mais casuais disponíveis na plataforma Android.

De acordo com as informações, o funcionamento será semelhante ao de serviços como o PlayStation Now, nos quais os jogos locados são processados na infraestrutura da empresa, com apenas as imagens transferidas para o aparelho do usuário por meio da internet. Hoje, a Amazon já vende games digitais para PC e, com a novidade, estaria entregando a seus clientes com máquinas menos potentes mais um serviço bastante desejado.

Para competir com serviços como os da Sony, Microsoft e Steam, a Amazon então estaria aplicando uma estratégia semelhante à do OnLive, pioneiro no streaming de jogos que acabou se afundando em dívidas devido à grande necessidade de infraestrutura e baixa qualidade da transmissão. Tais percalços, porém, não devem ser sentidos pela gigante do e-commerce, que já possui grandes data centers próprios – inclusive um no Brasil – e promete uma transmissão de jogos com 30 quadros por segundo, o padrão da geração do PlayStation 3 e Xbox 360.

Além disso, o streaming de jogos completos colocaria o aparelho da Amazon em uma posição de grande vantagem diante de concorrentes como Apple e Google, afinal de contas, trata-se de um diferencial único. Além disso, transformaria o mercado de jogos também em outros dispositivos, como o tablet Kindle, além de se tornar mais um grande incentivo para os clientes interessados na assinatura Prime, que já conta com serviços especiais de entrega (para os EUA) e um serviço de transmissão de filmes e séries que já inclui produções próprias.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.