Segunda-feira é o dia que os usuários mais procuram por saúde no Google

Por Redação | 06 de Maio de 2014 às 09h16
photo_camera Divulgação

Se você vive preocupado com a própria saúde depois de um fim de semana sem limites - principalmente no que diz respeito a comida e falta de atividade física -, saiba que você não está sozinho. Um estudo conduzido por psicólogos da Universidade de São Diego, nos Estados Unidos, constatou que a segunda-feira é o dia que as pessoas mais procuram por assuntos médicos na internet. As informações são do Daily Mail.

Publicado em abril no American Journal of Preventive Medicine, o relatório foi feito entre 2005 e 2012, época em que os especialistas analisaram dados de pesquisas do Google nos Estados Unidos. A equipe monitorou todas as buscas que incluíam a palavra "saudável", assim como as expressões "receitas saudáveis" e "rotinas de exercícios saudáveis". Após as análises, os cientistas traduziram os números em percentuais de todo o volume de busca e descobriram que segundas e terças-feiras possuem o índice de pesquisas pelo tema "saúde" 30% superior quando comparado ao restante da semana combinado.

O mais curioso é que esse pico diminui gradativamente ao longo da semana. Às quartas-feiras as buscas sobre o tema caem cerca de 3%, às quintas-feiras 15% e cerca de 50% às sextas-feiras. Aos sábados o número cai para 80%, e aos domingos volta a subir para atingir os altos níveis de procura às segundas-feiras, quando o processo todo se inicia novamente. Estima-se que, só no Google, são feitas 160 milhões de buscas relacionadas à saúde todos os dias do ano.

Segundo o médico John Ayers, que conduziu o estudo, existem algumas explicações para esse fenômeno. Um deles é de que a segunda-feira é considerada como um "mini dia de Ano Novo", quando os excessos do fim de semana aumentam as buscas por informações de saúde. Em segundo lugar estão os maus hábitos durante o sábado e domingo que, segundo o pesquisador, estimulam a vontade de "limpar" todos os exageros na segunda-feira.

Além de trazer dados interessantes sobre o comportamento dos internautas, o relatório faz um alerta para as péssimas escolhas do fim de semana. De acordo com os cientistas, os resultados coincidem com evidências de que a pressão arterial, ataques cardíacos, derrames e doenças infecciosas parecem alcançar o pico justamente no início da semana.

Além disso, vários estudos sugerem que alguns padrões semanais de determinadas doenças se manifestam em certos dias da semana. Por exemplo, uma pesquisa feita durante 10 anos na Escócia revelou que as mortes por ataque cardíaco registram maior índice na segunda-feira e a causa seria o fim de semana regado a comida e bebida em excesso e o estresse de começar uma nova semana e voltar ao trabalho.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!