Samsung tem queda de 15% no lucro operacional no segundo trimestre

Por Redação | 31.07.2014 às 13:00
photo_camera Divulgação

A Samsung divulgou ontem (30) seu relatório oficial do lucro do segundo trimestre de 2014 com redução de 15% no lucro operacional, para 7,19 trilhões de won, o que representa US$ 6,97 bilhões.

A principal queda no lucro operacional da empresa foi vista na área de mobile e TI, que teve uma redução de 31% de um trimestre para o outro, com 6,43 trilhões de won no primeiro trimestre do ano e uma queda para 4,42 trilhões de won neste relatório. No ano passado o lucro operacional da área de mobile e TI ficou em 6,28 trilhões de won. O setor é normalmente o que gera maior receita e lucro para a empresa.

Segundo o site ZDNet, outras divisões da empresa viram seu lucro operacional aumentar no período. A área de eletrônicos de consumo cresceu 300%, atingindo lucro de 0,77 trilhão de won e a área de semicondutores e painéis teve um aumento de 12% no lucro, passando para 2,09 trilhões de won.

Os valores estão de acordo com a previsão divulgada pela empresa no início do mês de julho, quando alertou investidores para uma queda de 24% em relação ao mesmo período de 2013.

Segundo a Samsung, a valorização da moeda sul-coreana foi um dos fatores responsáveis pela queda no lucro da empresa, representando 0,5 trilhão de won a menos. Outra despesa que foi determinante na queda está o investimento em marketing, visando reduzir o número de aparelhos em estoque.

O vice-presidente sênior da Samsung Mobile, Hyunjoon Kim aproveitou o anuncio para informar que a empresa está trabalhando em um novo material que seria usado na área de smartphones high-end, no entanto não forneceu mais detalhes. A Samsung ainda afirmou que espera aumentar sua venda de SSD, principalmente pelo uso por fornecedores de computação na nuvem.

Em resposta às quedas no lucro da Samsung, todos os executivos seniores do setor de telefonia, incluindo a co-CEO da empresa, JK Shin, devolveram um quarto dos bônus recebidos em 8 de julho.

Fonte: http://www.zdnet.com/samsung-mobile-profit-down-by-a-third-in-2q-2014-7000032172/http://m.electronista.com/articles/14/07/31/revenues.down.from.previous.year.quarter.second.half.of.year.will.remain.a.challenge/